domingo, 7 de fevereiro de 2016

Desvendando os termos do mundo competitivo


Fala, galera!
Hoje trago um texto voltado para quem ainda é novo no competitivo, pois vou falar dos termos mais encontrados no metagame atual. Listei as expressões mais usadas atualmente além de citar alguns exemplos. 
Se tem algum termo que você quer saber o significado mas nao encontrou aqui, pode me perguntar nos comentários. 

- Metagame: Jogar sério contra outro player humano, ou seja, fora do modo história.   

- Smogon University: Comunidade que define as regras mais usadas no metagame.

- Tiers: Separam os Pokémons pelo seu nível de força, garantindo partidas equilibradas para os dois lados. As tiers são Pun (PU), NeverUsed (NU), RarelyUsed (RU), UnderUsed (UU), OverUsed (OU), Ubers, Borderline (BL) e AnythingGoes (AG).

- VGC: Sigla de Video-Game Championship, o formato de batalhas usado em torneios oficiais da Nintendo.

- XY Rules / ORAS Rules: Serve para definir se será permitida Mega Evoluções de ORAS (Omega Ruby / Alpha Saffire) num torneio.

- STAB: Sigla para Same Type Attack Bonus. Um aumento de força que o Pokémon recebe por usar movimentos ofensivos iguais ao seu tipo.

- OHKO / 1HKO: Sigla para One Hit Knocked Out. 

- Team Core / Núcleo da Equipe: São todas as combinações estratégicas que sua equipe possui, podendo ser ofensivas ou defensivas. 

- Hazzards: Movimentos que sujam o campo do adversário, o colocando em desvantagem. São os movimentos Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web.

- Lead: O primeiro Pokémon que entra na batalha.

- Anti-Lead: Pokémon feito com a idéia de quebrar a estratégia do adversário logo no primeiro turno usando Taunt, Encore ou a Ability Magic Bounce.  

- Defogger / Spinner: Pokémon com a função de limpar o campo utilizando os movimentos Defog ou Rapid Spin.

- Spin Block: Pokémon com a função de impedir que o adversário limpe o campo dele.
Ex: Sableye é imune a Rapid Spin por ser parte Ghost; Bisharp com a Ability Defiant ou Serperior com a Ability Contrary punem o adversário se ele usar Defog na frente desses Pokémons.

- Buff / Debuff: Ataques que aumentam ou diminuem base status do usuário ou do adversário. Se aumenta status é Buff e se diminui é Debuff.

- Dual Screens: Pokémons que tem como função usar os movimentos Reflect e Light Screen e que normalmente está equipado com o item Light Clay. 

- Scout: Pokémons que usam golpes de trocas rápidas para criar momento e deixar o time em vantagem. São Scouts Pokémons que usem os golpes U-turn, Volt Switch e Batom Pass ou o item Eject Buttom.

- VoltTurn: Estratégia que se baseia em usar constantemente movimentos de Scout, para sempre ter vantagem sobre o adversário.

- Phazzer: O oposto de Scout. Usam golpes que forçam o adversário para fora do campo, atrapalhando a estratégia do adversário. São Phazzers Pokémons que usem os movimentos Roar, Whrilwind, Dragon Tail, Circle Throw ou o item Red Card.

- Healer / Cleric: Pokémon com a função de ajudar a equipe curando status ou HP, através dos movimentos Wish, Heal Bell, e Aromatherapy.

- Revenge Killer: Pokémon muito rápido, normalmente por estar equipado com o item Choice Scarf, cuja função é derrubar um Sweeper do adversário. Também pode ser um bom usúario de moves com prioridade.

- Suicide Lead: Pokémon que tem a função de setar algum move logo no começo da partida, sendo descartado logo depois por não ter mais função no jogo. 
Ex: Um Azelf com os moves Stealth Rock, Taunt e Explosion é um Anti-Lead e um Suicide Lead ao mesmo tempo. 

- Sweeper: Pokémon encarregado de derrubar o maior número de Pokémons do adversário. Pode ser Fisical Sweeper (atacante físico), Special Sweeper (atacante especial) ou Mixed Sweeper (usa ataques físicos e especiais).
Ex: Dragonite com o movimento Dragon Dance; Keldeo com o item Choice Specs; Kyurem-B com o item Life Orb.

- Bulky Ofense: Pokémons com a mesma função de um Sweeper, mas sacrificam speed para ter maior resistência.
Ex: Conkeldurr ou Goodra com o item Assault Vest; Clefable com a Ability Magic Guard mais o item Life Orb.

- Tricksters: Pokémons ofensivos que carregam movimentos para atrapalhar o adversário, os pegando de surpresa.
Ex: Usúários de Substitute, Trick, Taunt, Trick Room, Disable e Will-o-Wisp, ou ainda Pokémons com a Ability Prankster.

- Tanks: Pokémons com o objetivo de parar os sweepers do adversário, resistindo aos seus movimentos. Normalmente, possuem outras funções além de Tanks. Também é comum encontrar a denominação “Pokémons Gordos” para eles.
Ex: Usuários das Abilitys Unaware, Sturdy e Thick Fat, assim como do item Assault Vest.
- Supporter: Como o nome diz, da suporte para toda a equipe, seja usando Hazzards, usando movimentos de status, sendo Defogger / Spinner ou até mesmo bloqueando o uso desses movimentos.
Ex: Zapdos com Defog ou Thunder Wave; Heatran com Stealth Rock; Ferrothorn com Spikes ou Leech Seeds.

- Stall: Pokémons com o objetivo de vencer seu adversário com danos residuais. Dificilmente possuem fortes movimentos ofensivos. Usam muito golpes como Protect, Substitute, Toxic, Will-o-Wisp, Leech Seed, Rest, Recover e similares, além de serem normalmente usuários do movimento Foul Play.
Ex: Um Ferrothorn com os moves Leech Seed, Protect, Spikes e Gyro Ball, com o item Leftovers é um Pokémon Stall, Supporter e Tank ao mesmo tempo.
 
 - StallBreaker: Pokémon feito com a única função de vencer Stall. Normalmente é um forte Mixed Sweeper ou um usuário do movimento Taunt.
Ex: Um Kyurem-B om os moves Fusion Bolt, Outrage, Ice Beam e Earth Power equipado com uma Life Orb, pois faz 2HKO em todo o metagame.

- Pivot: Pokémons feitos com a idéia de absorver ataques do adversário e sair rápido de campo para criar momentos para a equipe. Podem ser ofensivos quanto defensivos. O comum é eles carregarem movimentos de Scout ou a Ability Regenerator. 
Ex: Um Rotom-W com os moves Volt Switch, Hydro Pump, Will-o-Wisp e Pain Split com o item Leftovers é um Pivot defensivo, mas se ele tiver Trick e o item Choice Scarf, será um Pivot ofensivo.

- Hyper Ofense: Estratégia de batalha que traz uma equipe inteira de Sweepers, para tentar ganhar a partida na força bruta.

- Full Stall / Stall Core: Estratégia oposta ao Hyper Ofense, onde o player traz apenas pokémons Stall ou de Support para ganhar a partida com calma e muita estratégia. 

- Balanced Team: Equipe com um número equilibrado de pokémons entre Sweepers, Supporters e Stalls.

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