segunda-feira, 18 de abril de 2016

Análise de times: Equipe Stall.


Fala, galera!
Fiquei de postar um texto para vocês na sexta passada, peço desculpas pela falta mas não consegui usar o computador no fim da semana… Minha idéia era postar um texto falando como se contra-ataca uma equipe Stall. Como não consegui postar na sexta, vou fazer um post duplo hoje, primeiro mostrando um time Full Stall e, mais a noite, como contra-atacar Stall.

Bom, Stall é um estilo de jogo com foco em estratégias lentas, derrotando seu adversário aos poucos enquanto ele não consegue arranhar sua equipe. Para funcionar, todos os pokémons da equipe devem ter um perfeito entrosamento entre si, cada um resistindo as fraquezas dos outros. É necessário ter sempre algum poke responsável por curar o time (Cleric) com Heal Bell / Aromatherapy e Wish, além de pokes que segurem Setup Sweepers além de pokes que quebrem os Stalls do adversário.
Sendo bem sincero, é um estilo de jogo para quem não tem pressa e entende o funcionamento dos predics e dos principais sets do metagame. Saber o que o adversário irá fazer será a chave do sucesso.
É muito difícil de encontrar um time Full Stall em partidas no 3DS em função do limite de tempo de 1 hora para as batalhas. Em simuladores on-line, como o Pokémon Showdown, eles são bem mais comuns.
Saiba que em partidas entre 2 brasileiros e em comunidades brasileiras, temos um acordo de cavalheiros para nunca usar um time Full Stall, para as batalhas sempre serem divertidas (Stall nunca é divertido).

No time de hoje, vou mostrar para vocês um dos mais efetivos cores defensivos de ORAS: Mega Sableye, Skarmory e Clefable.
Os outros 3 Pokémons da equipe terão a função de ajudar este core a se manter estável, seja removendo possíveis ameaças quanto quebrando outros Stalls.


Sableye
Item: Sablenite.
Ability: Prankster.
Nature: Careful.
EVs: 252 HP, 112 Def, 144 SpDef.
Moves:
- Knock Off.
- Will-o-Wisp.
- Recover.
- Foul Play.


A estrela principal do time. Mega Sableye consegue destruir a grande maioria das estratégias ofensivas do metagame atual e é por isso que meu time Stall é focado nele.
Knock Off é sempre útil, removendo o itm de muitos pokes que aparecem para tentar barra-lo, como Clefable, Talonflame e Tentacruel, reduzindo suas durabilidades. WoW queima adversários, aumentando ainda mais a resistência de Mega Sableye. Recover recupera o HP. No último Slot, gosto de usar Foul Play para que pokes como Mega Charizard X não possam setupar de graça na frente dele.
Recomendo usa-lo sempre como Lead, pois Magic Bounce impede que seu adversário suje seu campo logo no início da partida. Entretanto, se você notar que a equipe adversária tem um foco muito grande na ofensiva, pode ser melhor manter o Sableye na forma normal para abusar de WoW com prioridade e só depois mega evolui-lo.
Para os EVs, use 252 em HP para ter o máximo de longevidade. A SpDef aplicada no set é para que ele possa ser uma resposta para Gengar e Heatran ofensivo mantendo Def suficiente para que ele contra-ataque Landorus-T, Terrakion e Tyranitar.


Skarmory
Item: Shed Shell.
Ability: Sturdy.
Nature: Careful.
EVs: 252 HP, 4 Def, 252 SpDef.
Moves:
- Iron Head.
- Spikes.
- Roost.
- Whirlwind.


Não tem muito o que explicar, principalmente se você já viu ou jogou contra algum Skarmory. Iron Head destroi fadas, Pokémons que estão em quase todas as equipes. Spikes suja o campo do adversário e é obrigatório em time Stall. Roost recupera o HP e Whirlwind tira o adversário de campo, muito útil se ele tentar subir algum Status na frente do Skarmory, além de causar um bom estrago combinado com Spikes.
EVs padrão para Stall, com foco na SpDef. O detalhe do set fica com o item Shed Shell, para impedir que Magnezone destrua o Skarmory com sua Ability Magnet Pull.


Clefable
Item: Leftovers.
Ability: Unaware.
Nature: Bold.
EVs: 248 HP, 252 Def, 8 SpDef.
Moves:
- Moonblast.
- Wish.
- Heal Bell.
- Protect.


Mais um que eu nem precisaria explicar. Clefable Cleric de Unaware é muito usada atualmente e, se você quiser ver como ela funciona, de uma olhada nos vídeos do canal parceiro do YouTube Reft Squad.
Moonblast tem STAB e vence noturnos e lutadores. Wish e Heal Bell dão suporte de cura para a equipe, fundamental para o Stall continuar funcionando. Protect é para que a Clefable não tenha que esperar 1 turno para que o Wish recupere ela, além de mostrar qual ataque o adversário vai usar.
EVs tradicionais defensivos, sem necessidade de explicar sua utilização. 


Tentacruel
Item: Black Sludge.
Ability: Liquid Ooze.
Nature: Timid.
EVs: 248 HP, 216 Def, 28 SpDef, 16 Speed.
Moves:
- Rapid Spin.
- Toxic Spikes.
- Scald.
- Acid Spray.


Pokémon de suporte para remover os Hazzards do oponente. Prefiro Tentacruel a Starmie pelo fato dele segurar melhor os tipos fada, como Azumarill e Mega Altaria, além de providenciar Toxic Spikes. Scald é um ótimo STAB que pode causar Burn. Acid Spray está ai para que o Tentacruel vença Mega Sableye, que o impede de usar Rapid Spin, além de checar usuários de Calm Mind, como Keldeo.
Use a Ability Liquid Ooze, pois no metagame atual ela é mais consistente que Rain Dish. Nos EVs, 248 em HP garante Bulk levando menos dano de Hazzards e 28 em SpDef é para nunca levar 2HKO de Life Orb Gengar ou de Fire Blast de Mega Charizard Y, mesmo com Stealth Rock em campo. Timid com 16 em Speed é para vencer Mega Altaria com Nature neutra em Speed, além de pokes com base Speed 70 com máximo de investimento. O resto vai para a defesa. 


Garchomp
Item: Rocky Helmet.
Ability: Rough Skin.
Nature: Impish.
EVs: 240 HP, 176 Def, 92 Speed.
Moves:
- Earthquake.
- Dragon Tail.
- Stealth Rock.
- Toxic / Endure / Fire Blast.


Mais um monstro clássico e bem conhecido do mundo competitivo.
Earthquake tem STAB e bate pesado, mesmo sem investimento em Atk. Dragon Tail remove o adversário do campo, perfeito para combinar com Stealth Rock, move obrigatório no set. O último Slot tem 3 ótimas opções. Toxic destroi pokes Bulk. Endure garante vitória contra a maioria dos atacantes físicos. Fire Blast pode parecer estranho, mas permite 2HKO em Mega Scizor, Ferrothorn, Skarmory e Forretres.
A distribuição de EVs é bem conhecida. 92 em Speed é para ser sempre mais rápido que Jolly Bisharp e conseguir contra-atacar caso ele esteja com +2 de Atk. 240 em HP com 176 em Def é a melhor combinação para aumentar sua resistência física.


Heatran
Item: Leftovers.
Ability: Flash Fire.
Nature: Calm.
EVs: 252 HP, 188 SpDef, 68 Speed.
Moves:
- Lava Plume.
- Toxic.
- Taunt.
- Protect / Roar.


Ok, o último poke da equipe. O Heatran está aqui para ser a minha muralha especial.
Lava Plume é um ótimo STAB com alta chance de Burn. Toxic serve par derrubar monstrinhos Bulk  e, junto de Taunt, destrói completamente outros Stalls. Para o último Slot, uso tanto Protect, que serve para checar o ataque do adversário e recuperar um pouco de HP com Leftovers, quanto Roar que é sempre útil.
Nos EVs, o pequeno investimento em Speed é para ser mais rápido que Mega Venusaur, Mandibuzz e Suicune Bulk. O resto é para aumentar a resistência especial.
Ai está meu time Stall, galera. Estudem bastante ele, pois a grande maioria de Stall Cores usa, pelo menos, 2 dos monstrinhos que apresentei para vocês. Outros pokes que são muito conhecidos no mundo Stall são: Ferrothorn, Rotom-W, Slowbro, Hippowdon, Gliscor, Chansey, Blissey, Amoonguss, Quagsire, Gastrodon, Bulk Talonflame, Mega Venusaur e Bulk Mega Charizard X. 
E essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.
 

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