segunda-feira, 4 de abril de 2016

Análise de times: Equipe VoltTurn


Fala, galera!
Como meu aniversário foi na semana passada, decidi dar um presente para vocês. A análise de um time com foco na estratégia VoltTurn com core clássico de Rotom, Scizor, Landorus. Eu tenho um grande carinho por esse time pois ele é um dos mais fortes do meu catálogo. Com ele, consigo fazer um Score 1750 no Pokémon Showdown sem nem suar a camisa mas, antes de tudo, vou explicar o que é VoltTurn para quem não sabe.

VoltTurn é o termo usado para equipes que possuem mais de 1 usuário de movimentos de Scout, ou seja, Volt Switch e U-turn, daí o seu nome. É uma estratégia de batalha brutal pois o deixa sempre em vantagem sobre o adversário. É claro que predicts e sorte no hax são fundamentais também, mas se tirarmos estes fatores, sua chance de vitória é muito alta.

E agora, sem mais delongas, eis o meu time:

Rotom-W
Item: Leftovers.
Ability: Levitate.
Nature: Bold.
EVs: 252 HP, 248 Def, 8 SpDef.
Moves:


- Hydro Pump.
- Volt Switch.
- Will-o-Wisp.
- Pain Split.

Rotom-W defensivo tradicional. Hydro Pump é obrigatório, assim como Volt Switch. WoW espalha Burn na equipe adversária e Pain Split permite alguns Stalls contra adversários defensivos
Nos Evs, 252 em HP com 248 em Def mais Nature Bold o transforma numa muralha física bem difícil de derrubar. Prefiro colocar o resto na SpDef para ser sempre mais lento que outros Rotom-W.


Scizor
Item: Choice Band.
Ability: Technician.
Nature: Adamant.
EVs: 248 HP, 252 Atk, 8 SpDef.
Moves:



- Bullet Punch.
- U-turn.
- Pursuit.
- Superpower.

Muito conhecido desde Pokémon Platinum, este Scizor tem como objeivo abrir buracos no time adversário. Bullet Punch ganha o bônus da Ability e U-turn é obrigatório. Pursuit permite derrubar adversários enfraquecidos na troca. Superpower derruba metálicos e, nessa equipe, é mais útil que Knock Off.
Nos EVs, 248 em HP para reduzir o dano de Hazzards. Max Atk para máximo de dano. O resto em SpDef.


Landorus-T
Item: Leftovers.
Ability: Intimidate.
Nature: Impish.
EVs: 252 HP, 240 Def, 8 SpDef, 8 Speed.
Moves:



- Stealth Rock.
- Earthquake.
- U-turn.
- Knock Off.

Com Landorus, fechamos o core clássico de VoltTurn. Stealth Rock é primordial em qualquer equipe e Earthquake tem STAB, batendo pesado mesmo sem muito investimento em Atk. U-turn é obrigatório e Knock Off pra dar suporte pra equipe.
No EVs, 252 em HP dar o máximo de bulk. 8 em SpDef para não levar 1HKO de Hidden Power Ice de Mega Manectric, se estiver com a vida cheia. 8 em Speed para ser mais rápido que Modest Magnezone. O resto vai pra defesa.


Magnezone
Item: Choice Scarf.
Ability: Magnet Pull.
Nature: Timid
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 SpDef.
IVs: 31/0/31/30/31/30
Moves:


- Volt Switch.
- Thunderbolt.
- Flash Cannon.
- Hidden Power (Fire).

Por ser uma equipe VoltTurn, Magnezone é fantástico para aproveitar os momentos gerados e prender pokes como Skarmory, Ferrothorn e Scizor com a sua Ability. Volt Switch é obrigatório. Thunderbolt é para quando você não quer trocar o Magnezone e Flash Cannon derruba fadas. O Hidden Power é para vencer os metálico que o Mag prender em campo.
EVs básicos para um usuário de Choice Scarf. Os IVs são para tornar o HP em Fire levando menos dano de Foul Play e confusão.


Medicham
Item: Medichamite.
Ability: Pure Power.
Nature: Adamant.
EVs: 252 Atk, 252 Speed, 4 SpDef.
Moves:



- Fake Out.
- High Jump Kick.
- Zen Headbutt.
- Bullet Punch.

O grande Sweeper e Mega da equipe. Se encaixa na estratégia VoltTurn pois quase não existe troca segura contra ele. Fake Out garante uma Mega Evolução sem riscos, além de ser um bom move. High Jump Kick arrasa tudo que não seja fantasma, fada ou que tenha Slowbro no nome. Zen Headbutt também bate pesado e é mais seguro que HJK, pois não tem recoil. Bullet Punch tem prioridade e consegue salvar muitos games que pareciam perdidos.
EVs tradicionais para um Sweeper. Adamant garante uma força bruta maior, mas Jolly também pode ser usada.


Clefable
Item: Leftovers.
Ability: Magic Guard.
Nature: Calm.
EVs: 252 HP, 172 Def, 84 SpDef.
Moves:


- Calm Mind.
- Moonblast.
- Softboiled.
- Thunder Wave.

Clefable está na equipe para vencer Mega Sableye, Pokémon que derrota fácil o resto do time, além de destruir equipes com foco em Stall. Calm Mind aumenta o poder ofensivo e defensivo e Monnblast tem STAB. Softboiled recupera HP e Thunder Wave da suporte pra equipe.
Nos EVs, 252 em HP para o máximo de bulk. 172 em Def garante que ela não leve 2HKO de Return de Mega Lopunny, Psyshock de Latios e Waterfall de Mega Gyarados (Jolly) além de impedir 1HKO de Bullet Punch de Choice Band Scizor. O resto vai para SpDef com Nature Calm,, o que impede, na grande maioria das vezes, que ela leve 2HKO de Ice Beam de Kyurem-B, Thunderbolt de Thundorus e Mega Manectric e Moonblast de Mega Diancie.

Experimente esta equipe e veja como ela é brutal! Destruir Stalls com ela é muito fácil. Só preste atenção na equipe do seu adversário se você vir no team preview Bisharp ou Mega Scizor. Se eles conseguirem subir Sword Dance de graça, é praticamente GG, pois você não terá counters para eles. Outros Setup Sweepers também são perigosos, mas não a ponto de te fazer perder o jogo só por entrar em campo.
Lembre-se que no metagame atual, um bom predict do seu adversário pode transformar vitória em derrota.

Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.

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