Olá, galera! Meu nome é Caetano e sou o novo
administrador do Blog da Poke Soul League. Estou aqui com a missão de, no
mínimo, uma vez por semana trazer um debate sobre Pokémon competitivo.
Como essa é a primeira vez que converso com vocês, decidi trazer uma
análise de um time completo, na tier OverUsed, que usa uma das estratégias mais
divertidas / sádicas de todo o game. Senhoras e senhores, lhes trago um time
Full Trick Room!
Explicações:
Desde sua introdução no metagame, na geração 4, Trick Room é um dos
ataques mais odiados e, ao mesmo tempo, amados dos jogadores profissionais. É
muito difícil de ver um jogador usando-o em Singles, pois sua alta popularidade
se encontra em Doubles e VGC, mas nas mãos certas, garante vitórias
sensacionais. É uma estratégia que não é recomendada para quem está começando no
competitivo, pois para ser executada com maestria requer contagem de tempo e
domínio absoluto do metagame.
Para os jogadores que quiserem entender um pouco mais como essa
estratégia funciona, vou mostrar um time na tier OU que eu gostava muito de
usar em simuladores on-line como, por exemplo, o Pokémon Showdown.
Diancie
Item: Mental Hrb.
Ability: Clear Body.
Nature: Sassy.
EVs: 252 HP, 88 Def, 168
SpDef (0 IV em Speed).
Moves:
- Trick Room.
- Stealth Rock.
- Explosion.
- Diamond Storm /
Moonblast.
Diancie é um dos melhores pokémons de suporte para ativar Trick
Room. Funciona muito bem como Suicide Lead ou como Support no meio do jogo. A
estratégia é simples: Trick Room no primeiro turno, Stealth Rock no segundo e
no terceiro, pode usar Explosion para causar um bom dano no adversário e trazer
um sweeper para o jogo ou usar um movimento de STAB. A escolha entre Diamond
Storm ou Moonblast é gosto pessoal, pois Diamond Storm vence pokémons como Talonflame,
Charizard e Zapdos enquanto Moonblast vence Keldeo, Terrakion e similares.
Mental Herb é obrigatório para ter certeza que o adversário não vai te parar
com Taunt.
Nos EVs, 252 em HP garante resistência máxima, enquanto 88 em Def é
para garantir que Talonflame com +6 em Attack nunca a derrote com Brave Bird,
mesmo se Stealth Rock estiver em campo. O resto vai para SpDef.
Reuniclus
Item: Life Orb.
Ability: Magic Guard.
Nature: Quiet.
EVs: 252 HP, 252 SpAtk, 4
Def (0 IV em Speed).
Moves:
- Trick Room.
- Psychock.
- Focus Blast.
- Shadow Ball.
Nenhuma equipe de Trick Room pode deixar de fora um dos melhores
usuários ofensivos desse movimento. Set simples: Use Trick Room e ataque até o
adversário cair. A combinação Magic Guard + Life Orb causa um estrago
impressionante, além de garantir que o Reuniclus não seja danificado por
Hazzards, Leech Seed, Toxic, Burn, e nem por efeito de clima.
Só para terem uma idéia do poder destrutivo deste Pokémon:
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Focus Blast vs. 0 HP / 0 SpDef Mega Tyranitar com Sandstorm = 416 - 494
(121.9 - 144.8%) -- garantido 1HKO.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Focus Blast vs. 248 HP / 8 SpDef Tyranitar com Sandstorm = 484 - 572
(120 - 141.9%) -- garantido 1HKO.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Focus Blast vs. 252 HP / 168 SpDef Ferrothorn = 278 - 328 (78.9 -
93.1%) -- garantido 2HKO.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Psyshock vs. 4 HP / 252+ Def Blissey = 329 - 387 (50.4 - 59.3%) --
garantido 2HKO depois de Stealth Rock e recuperação por Leftovers.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Psyshock vs. 4 HP / 252+ Def Eviolite Chansey = 242 - 285 (37.6 -
44.3%) -- 2.3% de chances de 2HKO depois de Stealth Rock.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Shadow Ball vs. 72 HP / 0 SpDef Latias = 192 - 229 (60.1 - 71.7%) --
garantido 2HKO.
– 252+ SpAtk Life Orb
Reuniclus Shadow Ball vs. 252 HP / 4 SpDef Skarmory = 161 - 191 (48.2 - 57.1%)
-- garantido 2HKO depois de Stealth Rock e recuperação por Leftovers.
A beleza disso tudo é que são muito poucos Pokémons que não irão
levar 2HKO de Reuniclus se Stealth Rock estiver em campo, ou que vão conseguir
fazer 1HKO nele.
Slowbro
Item: Leftovers.
Ability: Regenerator.
Nature: Relaxed.
EVs: 252 HP, 232 Def, 24
SpDef (0 IV em speed).
Moves:
- Scald.
- Slack Off.
- Trick Room.
- Fire Blast.
Pela sua defesa altíssima e sua habilidade Regenerator, Slowbro é um
excelente pivot defensivo, seja para absorver ataques do adversário, quanto
para setar novamente Trick Room. Scald tem STAB e pode causar burn enquanto
Fire Blast vence Pokémons que adoram tentar barrar Slowbro, como Ferrothorn,
Skarmory, Scizor e Celebi.
24 de EV em SpDef com 252 em HP permitem que Slowbro sobreviva a
dois Hydro Pumps de Keldeo com Choice Specs mesmo com Stealth Rock em campo. O
resto vai para a defesa.
Ampharos
Item: Ampharosite.
Ability: Static.
Nature: Quiet.
EVs: 248 HP, 252 SpAtk, 4
Def, 4 SpDef (0 IV em Speed).
Moves:
- Thunderbolt.
- Dragon Pulse.
- Focus Blast.
- Volt Switch.
Mega Ampharos é um pokémon com um poder ofensivo MUITO alto. Segundo
a Smogon University, Mega Ampharos só possui dois defeitos: O primeiro é não
poder usar Draco Meteor e o segundo é ser muito lento. Não temos como fazer
nada com relação a Draco Meteor, mas a falta de speed é o que o faz brilhar em
Trick Room. Com uma combinação de STAB fantástica, apenas bata pesado no
adversário até ele cair.
Nos EVs, use 248 em HP para garantir o máximo de resistência mas
levando menos dano por Stealth Rock além de maximizar SpAtk para causar o maior
dano possível.
Azumarill
Item: Assault Vest.
Ability: Huge Power.
Nature: Brave.
EVs: 240 HP, 252 Atk, 16
SpDef (0 IV em Speed).
Moves:
- Aqua Jet.
- Waterfall.
- Play Rough.
- Knock Off.
Azumarill de Assault Vest para pegar adversários de surpresa, pois o
esperado, se ele não usar Belly Drum, é estar com Choice Band. Azumarill é um
pokémon muito forte em Trick Room por causa de seu movimento de prioridade para
continuar atacando primeiro, mesmo se o Trick Room acabar.
16 em SpDef garante um total de 300 pontos depois de contar Assault
Vest, o transformando em um verdadeiro tanque de guerra contra atacantes
especiais.
Scizor
Item: Choice Band.
Ability: Technician.
Nature: Adamant.
EVs: 248 HP, 252 Atk, 8
SpDef.
Moves:
- Bullet Punch.
- U-turn.
- Pursuit.
- Superpower.
Um Scizor de Choice Band tradicional. É interessante deixá-lo com 31
de IV em Speed para que ele não seja totalmente dependente de Trick Room.
Bullet Punch tem prioridade, ótimo para usar fora da sala de truques. U-turn e
Superpower batem pesado, enquanto Pursuit derruba psíquicos e fantasmas fujões.
Faz um ótimo core defensivo e ofensivo com o Mega Ampharos e com o Azumarill.
248 de EV em HP reduz o dano de Hazzards e 252 em Atk para causar
sempre o máximo de dano possível.
E aí está meu time de Trick Room. Espero que tenham gostado da
análise. Deixem comentários pedindo quais tiers, Pokémons ou estratégias que
gostariam que eu abordasse nas próximas postagens.
Para qualquer um que gostaria de me desafiar para um amistoso, vocês
podem me encontrar no grupo do Facebook Pokémon Golden City, parceiro da PSL,
onde também sou administrador. Se você não conhece o grupo PSL do Face, sugiro
dar uma passada por lá e conferir as gives de Pokémons diárias além da liga
Pokémon. Também sugiro conhecerem o canal do YouTube, Reft Squad, para
conseguirem várias dicas legais do metagame, além de exemplos práticos de
batalhas.
Isso aí galera. Espero ver vocês mais vezes. Até a próxima!
Link Poke Soul League
Link Pokémon Golden City
Link Reft Squad
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