Fala, galera!
Estou trazendo a análise do Pokémon que ganhou a votação
da semana passada. Um poke que sempre está entre os favoritos dos players desde
a gen 2. É claro que estou falando do fofo do Espeon!
Esse gato (ou seria uma raposa?) cor-de-rosa consegue
dar algumas dores de cabeça para o adversário se bem usado. Possui uma base de
Sp. Attack e de Speed muito altas para a tier UU, além de uma habilidade fantástica.
É um dos melhores Stall Breakers da tier. Seu único problema é a falta de HP e de defesa...
Mesmo sendo bem previsível, é certo que se Espeon
cair, vai causar um estrago em algum Pokémon adversário.
Tipo: Psíquico.
Smogon Tier: Under Used.
Base Status: HP 65, Attack 65, Defense 60, Sp. Attack
130, Sp. Defense 95, Speed 110.
Habilidades:
- Synchronize: No turno que o usuário da habilidade
ficar queimado (brn), envenenado (psn) ou paralisado (prz), o adversário irá
ficar com a mesma condição especial.
Habilidade mediana. Consegue ser bem usada por alguns
Pokémons defensivos, mas geralmente é inútil em Espeon.
- Magic Bounce (secreta): Qualquer ataque com atributo
"Other" que for utilizado contra o usuário da habilidade, será
mandado de volta ao ponto de origem.
Eis uma das 10 melhores habilidades do jogo! A
capacidade de refletir Taunt, Will-o-Wisp, Thunder Wave, Toxic, Hazzards, Roar,
Whrilwind, Leech Seed, e muitos outros, é fenomenal!
Stall? Espeon não sabe o que significa essa palavra!
O gato de óculos.
Item: Choice Specs.
Ability: Magic Bounce.
Nature: Timid.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 HP.
Moves:
- Psychic / Psyshock.
- Dazzling Gleam.
- Shadow Ball.
- Trick / Batom Pass / Psyshock.
Set simles, como todo Pokémon com um item Choice.
Psychic é STAB e bate pesado, mas Psyshock causa mais dano em usuários de
Assault Vest ou muralhas especiais como Blissey e Florges. Dazzling Gleam
destroi os muitos Pokémons noturnos da tier, em especial Hydreigon, Sableye e
Krokodile. Shadow Ball pega outros pokes psíquicos, além de vencer Duoblade. No
ultimo slot, Trick destroi estratégias com base em Stall. Batom Pass é
excelente para dar momento para a equipe. Pode também usar Psyshock caso tenha
escolhido Psychic como ataque principal.
EVs em Speed e SpAtk com Nature Timid para causar o máximo
de pressão possível na equipe adversária. É possível trocar o item para Life
Orb, mas o recoil do item destroi o Espeon e o poder bruto de Choice Specs é
mais interessante num jogo mais longo.
Sem óculos, mas varrendo times.
Item: Leftovers.
Ability: Magic Bounce.
Nature: Timid.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 HP.
Moves:
- Calm Mind.
- Psyshock / Stored Power.
- Morning Sun / Batom Pass.
- Dazzling Gleam / Batom Pass.
Set surpresa para vencer o late-game, quando todo o
core defensivo do adversário estiver enfraquecido. Calm Mind aumenta seu SpAtk
e SpDef e, depois de 2 boost, quase nada consegue pará-lo. Psyshock é obrigatório
para vencer Pokémons como Snorlax, Suicune e Florges sem que eles o deixem com
um HP muito baixo, evitando um possível Revenge Kill por parte do adversário.
Entretanto, Stored Power faz 1HKO em Cobalion depois de 2 Calm Minds e, se
subir um terceiro, é quase certo GG. Morning Sun recupera o HP, facilitando o
uso de Calm Mind, ou pode usar Batom Pass para dar suporte para seu time
passando os buffs para outro atacante. No ultimo slot, Dazzling Gleam garante
que o Espeon não vai ser barrado por pokes noturnos, mas também pode usar Batom
Pass se estiver com Morning Sun no slot 3.
Olhem o meu reflexo!
Item: Light Clay.
Ability: Magic Bounce.
Nature: Timid.
EVs: 252 HP, 252 Speed, 4 SpAtk.
Moves:
- Reflect.
- Light Screen.
- Psychic.
- Morning Sun / Heal Bell / Batom Pass.
Set na moda entre os players brasileiros. Tem muita
competição com Uxie ou Azelf na tier UU, e com Klefki na teir OU. O que o
Espeon tem que esses outros não tem é Magic Bounce, impedindo a ação de Taunt.
Reflect e Light Screen aumentam as defesas do time inteiro por 8 turnos, graças
ao item Light Clay. Psychic é para ter alguma forma de causar dano no adversário.
Morning Sun ajuda o Espeon a voltar para o campo e setar as Screens novamente.
Heal Bell é sempre útil, principalmente se a equipe for um Hyper Ofense. Batom
Pass garante momento para a equipe.
EVs em Speed para setar as Screens o mais rápido possível.
O resto vai para HP para dar maior resistência para o Espeon.
Vamos para o vale-tudo!
Item: Leftovers.
Ability: Magic Bounce.
Nature: Timid.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 HP.
Moves:
- Batom Pass.
- Substitute.
- Stored Power.
- Dazzling Gleam.
Set para Anything Goes.
Espeon tem um nicho próprio desde a gen 5. Ser o Pokémon
que finaliza a Chain de Batom Pass. Depois de receber da equipe o máximo possível
de boost, é hora de moer o adversário.
Batom Pass garante que, se houver necessidade de
trocar, os buffs não serão desperdiçados. Substitute é para apelar para o hax,
pois o Espeon já terá pelo menos +1 em evasiva graças aos seus parceiros.
Stored Power vai bater MUITO pesado com todos os buffs da equipe e Dazzling
Gleam vence noturnos.
Set um tanto difícil de fazer funcionar, pois o adversário
vai saber sua intenção na hora que vir sua equipe. Entretanto, se ele não
conseguir quebrar a Batom Pass Chain, é impossível ele conseguir contra-atacar.
Outras opções:
Até o momento, não existem outras opções.
A verdade é que qualquer outra opção que poderia ser
usada, teria outro Pokémon que faria melhor. Espeon, infelizmente, não consegue
fugir com eficiência dos sets apresentados.
Só para descarrego de consiência, listo Choice Scarf,
Focus Sash e Work Up.
Parceiros:
Espeon se encaixa melhor em equipes voltadas para
Hyper Ofense, tanto para quebrar Stalls quanto para manter o controle do campo
impedindo Hazzards. É sempre um ótimo Lead para as equipes. Como ele tem
problema em vencer pokes metálicos, lutadores são ótimos parceiros. Cobalion e
Mienshao fazem um core ofensivo com Espeon que chega a dar medo, além de
vencerem pokes noturnos que podem checar a raposa cor-de-rosa. Usuários da
estratégia VoltTurn também são incríveis, pois trazem Espeon para o campo com
segurança. Por fim, Pokémons que são late-game Cleaners também são bons
parceiros. Feraligatr, Heracross e Mega Sharpedo são apenas alguns exemplos.
Se Espeon usar Batom Pass + Calm Mind, a lista de
parceiros é quase interminável.
Contra-atacando Espeon:
Qualquer usuário de Choice Scarf consegue abater a
raposa. Pokémons com Speed maior também o derrotam fácil, como Mega Aerodactyl,
Mega Sceptile e Azelf ofensivo, ou então, Pokémons que aumentem sua Speed como
usuários de Speed Boost (Sharpedo), de Agility (Mega Ampharos e Metagross) e de
Swift Swim (Mega Swampert). Usuários de movimentos de prioridade também o
vencem fácil.
Na falta de Psyshock, muralhas especiais o derrubam
antes que ele cause muito dano. Uma menção especial para Umbreon e Mandibuzz,
que são imunes ao seu STAB e não levam 1HKO de Dazzling Gleam.
Pokémns metal também são ótimas respostas para Espeon,
em especial Duoblade que o derrota fácil com Shadow Sneak. Apenas tome cuidado
com um predict na hora da troca se o Espeon souber Shadow Ball.
Por fim, usuários de Pursuit o vencem fácil se ele for
do set de Choice Specs, principalmente se o Espeon ficar trancado em algum move
inefetivo.
Essa
foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar
seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir
suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e
também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas
batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.
Link Poké Soul League
Link Pokémon Golden City
Link Reft Squad
Nenhum comentário:
Postar um comentário