domingo, 20 de março de 2016

Smogon OU: Análise Azumarill


Fala, galera!
Hoje resolvi falar de uma bola azul irritante que atormenta a tier OU e que é um dos meus Pokémons favoritos. O poderosos (e fofo) Azumarill!


Azumarill foi criado na gen 2 para competir com Raichu pelo posto de rato mais querido dos games. Nunca foi muito útil até a gen 4, quando ele ganhou ataques de água físicos e pulou da tier NU para UU. As coisas só melhoraram para ele quando, na gen 6, ganhou o poderoso tipo fada. Agora, é sinônimo de terror e medo na tier OU, local em que ele destroi sem dó ou piedade equipes que não se prepararam para enfrentá-lo.

Tipo: Água / Fada.

Smogon Tier: Over Used.

Base Status: HP 100, Attack 50, Defense 80, Sp. Attack 60, Sp. Defense 80, Speed 50.

Habilidades:

- Thick Fat: Reduz em 50% o dano de ataques do tipo fogo e gelo.

Uma boa habilidade, pena que Azumarill já é naturalmente resistente aos golpes de fogo e gelo.

- Huge Power: Dobra o dano causado pelos ataques físicos deste Pokémon.

Habilidade fantástica. Na prática, Azumarill possui a mesma base de ataque que um Zekrom.

- Sap Sipper (secreta): Sempre que o Pokémon for atingido por moves do tipo grass, o ataque grass é negado e o status Attack aumenta em 1 ponto.

Uma boa habilidade, mas Huge Power é muito melhor por causa de seu poder bruto gratuito.

Querida, vou espancar as crianças!
Item: Choice Band.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 172 HP; 252 Atk; 84 Speed.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.

Pokémon feito para destruir as defesas do oponente logo no início da partida. Com Huge Power, possui valor de Atk equivalente a um Pokémom com base 150. Aqua Jet é move de prioriade, enquanto Waterfall e Play Rough batem pesado pelo STAB. A escolha entre Knock Off ou Superpower é de acordo com a necessidade da equipe.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao máximo o boost de Huge Power e Choice Band. 84 em Speed é para ser mais rápido que Pokémons com base 60 de Speed, como Sylveon e Clefable defensivos. O resto vai para o HP.
Se quiser, é possível usar 92 em Speed e ultrapassar Support Tyranitar, ou usar 164 para ultrapassar pokes de base Speed 70, tais como Bulky Bisharp e Skarmory.

Belly Drum terror.
Item: Sitrus Berry.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 92 HP; 252 Atk; 164 Speed.
Moves:
- Belly Drum,
- Aqua Jet,
- Play Rough,
- Knock Off.

Depois de usar Belly Drum e maximizar seu Atk, Azumarill consegue vencer sozinho a grande maioria das equipes somente com Aqua Jet. Se não for o bastante, pode bater pesado com Play Rough. Knock Off, depois de Belly Drum, sempre faz 1HKO em Ferrothorn e Amoonguss, depois de aplicar Stealth Rock.
Este set é melhor ser usado no final do jogo, quando possíveis contra-atacantes já estão enfraquecidos.

Obeso? Sim, senhor!
Item: Assault Vest.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 240 HP; 252 Atk; 16 SpDef.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.

Este Azumarill é um Tank Ofensivo. Pega muitos oponentes na surpresa por acharem que está usando Choice Band. Segue o mesmo padrão de jogo de Azumarill com CB, mas troca o power extra por maior resistência e capacidades de trocar ataques. Um ótimo Revenge Killer. Para o último move, é recomendado Knock Off, mas Superpower pode ser usado.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao máximo o boost de Huge Power. 240 em HP garante um resultado final de 401, não levando 4HKO de usuários de Night Shade ou Seismic Toss. 16 em SpDef atinge o número 200, garantindo 300 de SpDef depois de contar Assaul Vest.

Outras opções:
Facade pode ser considerado para Azumarill ainda ser útil se ele for queimado. Natural Gift pode causar uma surpresa desagradável para algum counter específico. Pode-se usar Salac Berry no set de Belly Drum, mas a perda de Bulky é notável. Custab Berry pode ser usado como um último recurso para derrubar algum adversário. Um set defensivo com Sap Sipper parece interessante no papel, mas a falta de poder o torna inviável.

Parceiros:
Azumarill consegue achar espaço em qualquer equipe, desde Hyper Ofenses até Stall Based. Bons parceiros são aqueles que conseguem aumentar a longevidade dele, com Wish e Heal Beal. Num lado defensivo, Ferrothorn, Chansei e Heatran são parceiros incríveis. No ofensivo, Pokémons dragão como Latios, Kyurem-B e Garchomp, ou elétricos como Magnezone, Mega Manectric e Thundorus são ótimas opções. Outros Pokémons que tem boa sinergia com Azumarill são Mega Gallade, Mega Pinsir, Mega Metagross. Mega Charizard X, Talonflame e Landorus,

Contra-atacando Azumarill:
Não existe um counter para este Pokémon, pois tudo o que para o set de Choice Band, cai para o set de Belly Drum ou de Assault Vest. A melhor opção é jogar com cautela até descobrir o set do adversário e sempre tentar queimar o Azumarill.
Pokes que conseguem parar um sweep de Azumarill são, normalmente, Bulky grass, como Amoonguss, Mega Venusaur e Ferrothorn, embora este último caia para Superpower. Clefable defensiva também consegue segurar o set de Belly Drum, mas perde para o set de Choice Band. Talonflame, embora fraco a Aqua Jet, pode fazer um Revenge Kill com Brave Bird. Ppokes metálicos também podem parar um sweep. Skarmory, Mega Scizor e Mega Metagross levam pouco ano de Aqua Jet e conseguem parar o set de Choice Band. Fortes atacantes que resistem ao seu movimento de prioridade, como Latios e Kyurem-B, podem acabar tranquilamente com a bola azul se ela já estiver danificada.

Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.

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