Fala, galera!
Hoje resolvi falar
de uma bola azul irritante que atormenta a tier OU e que é um dos meus Pokémons favoritos. O poderosos (e fofo)
Azumarill!
Azumarill foi criado na gen 2 para competir com
Raichu pelo posto de rato mais querido dos games. Nunca foi muito útil até a
gen 4, quando ele ganhou ataques de água físicos e pulou da tier NU para UU. As
coisas só melhoraram para ele quando, na gen 6, ganhou o poderoso tipo fada.
Agora, é sinônimo de terror e medo na tier OU, local em que ele destroi sem dó
ou piedade equipes que não se prepararam para enfrentá-lo.
Tipo: Água / Fada.
Smogon Tier: Over Used.
Base Status: HP 100, Attack 50, Defense 80, Sp. Attack
60, Sp. Defense 80, Speed 50.
Habilidades:
- Thick Fat: Reduz em 50% o dano de ataques do tipo fogo e gelo.
Uma boa habilidade, pena que Azumarill já é
naturalmente resistente aos golpes de fogo e gelo.
- Huge Power: Dobra o dano causado pelos ataques físicos deste Pokémon.
Habilidade fantástica. Na prática, Azumarill possui a
mesma base de ataque que um Zekrom.
- Sap Sipper (secreta): Sempre que o Pokémon for atingido por moves do tipo grass, o ataque grass é negado e o status Attack aumenta em 1 ponto.
Uma boa habilidade, mas Huge Power é muito melhor por
causa de seu poder bruto gratuito.
Querida, vou espancar as crianças!
Item: Choice Band.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 172 HP; 252 Atk; 84 Speed.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.
Item: Choice Band.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 172 HP; 252 Atk; 84 Speed.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.
Pokémon feito para destruir as defesas do oponente
logo no início da partida. Com Huge Power, possui valor de Atk equivalente a um
Pokémom com base 150. Aqua Jet é move de prioriade, enquanto Waterfall e Play
Rough batem pesado pelo STAB. A escolha entre Knock Off ou Superpower é de
acordo com a necessidade da equipe.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao
máximo o boost de Huge Power e Choice Band. 84 em Speed é para ser mais rápido
que Pokémons com base 60 de Speed, como Sylveon e Clefable defensivos. O resto
vai para o HP.
Se quiser, é possível usar 92 em Speed e ultrapassar Support Tyranitar, ou usar 164 para ultrapassar pokes de base Speed 70, tais como Bulky Bisharp e Skarmory.
Se quiser, é possível usar 92 em Speed e ultrapassar Support Tyranitar, ou usar 164 para ultrapassar pokes de base Speed 70, tais como Bulky Bisharp e Skarmory.
Belly Drum terror.
Item: Sitrus Berry.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 92 HP; 252 Atk; 164 Speed.
Moves:
- Belly Drum,
- Aqua Jet,
- Play Rough,
- Knock Off.
Item: Sitrus Berry.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 92 HP; 252 Atk; 164 Speed.
Moves:
- Belly Drum,
- Aqua Jet,
- Play Rough,
- Knock Off.
Depois de usar Belly Drum e maximizar seu Atk,
Azumarill consegue vencer sozinho a grande maioria das equipes somente com Aqua
Jet. Se não for o bastante, pode bater pesado com Play Rough. Knock Off, depois
de Belly Drum, sempre faz 1HKO em Ferrothorn e Amoonguss, depois de aplicar
Stealth Rock.
Este set é melhor ser usado no final do jogo, quando possíveis contra-atacantes já estão enfraquecidos.
Este set é melhor ser usado no final do jogo, quando possíveis contra-atacantes já estão enfraquecidos.
Obeso? Sim, senhor!
Item: Assault Vest.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 240 HP; 252 Atk; 16 SpDef.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.
Item: Assault Vest.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 240 HP; 252 Atk; 16 SpDef.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.
Este Azumarill é um Tank Ofensivo. Pega muitos
oponentes na surpresa por acharem que está usando Choice Band. Segue o mesmo
padrão de jogo de Azumarill com CB, mas troca o power extra por maior
resistência e capacidades de trocar ataques. Um ótimo Revenge Killer. Para o
último move, é recomendado Knock Off, mas Superpower pode ser usado.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao
máximo o boost de Huge Power. 240 em HP garante um resultado final de 401, não
levando 4HKO de usuários de Night Shade ou Seismic Toss. 16 em SpDef atinge o
número 200, garantindo 300 de SpDef depois de contar Assaul Vest.
Outras opções:
Facade pode ser considerado para Azumarill ainda ser
útil se ele for queimado. Natural Gift pode causar uma surpresa desagradável
para algum counter específico. Pode-se usar Salac Berry no set de Belly Drum,
mas a perda de Bulky é notável. Custab Berry pode ser usado como um último
recurso para derrubar algum adversário. Um set defensivo com Sap Sipper parece
interessante no papel, mas a falta de poder o torna inviável.
Parceiros:
Azumarill consegue achar espaço em qualquer equipe, desde Hyper Ofenses até Stall Based. Bons parceiros são aqueles que conseguem aumentar a longevidade dele, com Wish e Heal Beal. Num lado defensivo, Ferrothorn, Chansei e Heatran são parceiros incríveis. No ofensivo, Pokémons dragão como Latios, Kyurem-B e Garchomp, ou elétricos como Magnezone, Mega Manectric e Thundorus são ótimas opções. Outros Pokémons que tem boa sinergia com Azumarill são Mega Gallade, Mega Pinsir, Mega Metagross. Mega Charizard X, Talonflame e Landorus,
Azumarill consegue achar espaço em qualquer equipe, desde Hyper Ofenses até Stall Based. Bons parceiros são aqueles que conseguem aumentar a longevidade dele, com Wish e Heal Beal. Num lado defensivo, Ferrothorn, Chansei e Heatran são parceiros incríveis. No ofensivo, Pokémons dragão como Latios, Kyurem-B e Garchomp, ou elétricos como Magnezone, Mega Manectric e Thundorus são ótimas opções. Outros Pokémons que tem boa sinergia com Azumarill são Mega Gallade, Mega Pinsir, Mega Metagross. Mega Charizard X, Talonflame e Landorus,
Contra-atacando Azumarill:
Não existe um counter para este Pokémon, pois tudo o
que para o set de Choice Band, cai para o set de Belly Drum ou de Assault Vest.
A melhor opção é jogar com cautela até descobrir o set do adversário e sempre
tentar queimar o Azumarill.
Pokes que conseguem parar um sweep de Azumarill são,
normalmente, Bulky grass, como Amoonguss, Mega Venusaur e Ferrothorn, embora
este último caia para Superpower. Clefable defensiva também consegue segurar o
set de Belly Drum, mas perde para o set de Choice Band. Talonflame, embora
fraco a Aqua Jet, pode fazer um Revenge Kill com Brave Bird. Ppokes metálicos
também podem parar um sweep. Skarmory, Mega Scizor e Mega Metagross levam pouco
ano de Aqua Jet e conseguem parar o set de Choice Band. Fortes atacantes que
resistem ao seu movimento de prioridade, como Latios e Kyurem-B, podem acabar
tranquilamente com a bola azul se ela já estiver danificada.
Essa foi
a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu
comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir
suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e
também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas
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