sexta-feira, 27 de março de 2015

Montando uma equipe competitiva PARTE 2

Boa noite família Poké Soul!

Vamos dar continuidade as análises de montagens de times competitivos do nosso blog!

Semana passada vimos a importância de conhecer a Tier em que vamos jogar, quais as ameaças dessa tier e a partir disso, começar a montar o time desejado.

Na parte 2 vamos falar sobre como é importante definir o "centro" do time, aquilo que fará o time girar em torno dele.
Esse "centro" pode ser um clima de tempo(rain, sun, sandstorm, hail), um pokémon lento que aprecie um suporte de Sticky Web, um time de busca de momentum (times volt-turn ou stall breakers, por exemplo). Ou no caso dessa análise competitiva, a mega evolução do time.


                              Cada um desses exige um suporte diferente para executar seus papéis.


A mega do time pra mim sempre é o centro das atenções. A estrela, o astro, o finalizador de partidas!

A Mega pode mudar o rumo de uma partida, sendo bem utilizada. A mega é pra um time competitivo o que a rainha é pra uma partida de Xadrez, se você perde sua mega por bobeira ou mau uso a derrota já é quase certa.

Pois bem, eu escolhi montar um time na Tier OU. E escolhi para a mega do time uma mega Altaria. Sim, Mega Altaria.


                                                            Mega Altaria Fairy/Dragon
HP - 75
Atk - 110
Def - 110
Spatk - 110
Spdef - 105
Speed - 80.
Percebam que altaria perde seu typo Flying em sua mega evolução, ganhando o tipo fairy, o que é realmente ótimo! Vejam também como ela tem BST bem equilibradas, com um leque de opções para o Trainer que optar por usa-la em seu time.
Usarei nesse time uma Mega Altaria física, com nature Adamant.

Porém perceba bem, antes de que eu use qualquer ataque com minha Mega Altaria o oponente não saberá se ela é física ou especial, ele normalmente terá que fazer uma troca para conhecer o que a Altaria é capaz de fazer. Esse é o grande trunfo de Mega Altaria, ela pode surpreender o adversário e usar um dragon dance na troca, podendo ate Sweepar todo o time adversário.

Então, agora é a hora de escolher o moveset dessa Altaria.
Quais são suas ameaças? Quais moves usar para cobrir essas ameaças?
Existem alguns sites que devem ser parceiros de qualuqer jogador competitivo.

São Eles: Smogon, Serebii e Bulbapedia. Na Smogon você encontra movesets ja prontos, com evs, nature, itens, tudo! Serebii mostra onde capturar, quais os moves e o nível ou qualquer outro modo de que o pokémon aprende esse move!!
E o Bulbapedia explica detalhadamente cada Ability, que são essenciais dentro do âmbito competitivo, além de explicar muito mais coisas por lá também ^^

Enfim, olhando no Serebii e vendo os moves que ela pode aprender, eu escolhi o seguinte moveset para minga Mega Altaria:

Earthquake/Return/DragonDance/FireBlast.

Mas porque esses moves? irei explicar.

Em OU um dos pokémons mais utilizados é Heatran. Ele consegue anular totalmente uma Mega Altaria sem Earthquake, porque resiste a ambos os stabs e ainda rebate forte com Flash cannon. Earthquake pode cobrir essa fraqueza especifica, além de pegar outros fire types da tier, que resistem ao stab de Return, além dos poisons que são bem complicados para uma fada de lidar.
Return para que a habilidade Pixilate tenha efeito, ganhando um bônus nos moves que usem essa habilidade, batendo muito forte em tudo que não resista ao tipo Fairy.
Dragon Dance é mais para quando seu oponete ainda estiver estudando o seu time e você prever uma troca, trazendo uma Altaria pro campo com capacidade de liquidar a partida praticamente sozinha!
E Fire blast, o polêmico! Então, Fire Blast cobre a maior fraqueza de Mega Altaria, que é Scizor e seu Bullet Punch, mesmo com a nature voltada para o atk fisico o fire blast tem grandes chances de matar com 2hko. Além de pegar ferrothorns, e outros counters do tipo Steel da tier.

Pronto, temos o set e nature da nossa Mega Altaria, agora vamos escolher os EVs dela?

Continuamos na semana que vem, colocando possíveis parceiros e os Evs de todo o time!

Espero que curtam a postagem, e que continuem acompanhando o Blog!

Divulguem, espalhem, falem para as pessoas que você conhece e que estejam procurando começar no competitivo!

Até semana que vem galera!

Yeah Yieh!



Carlos Burégio (Reft) - Gym Leader da Liga Poké Soul, Gym fairy.

3 comentários:

  1. Ei tio, nota 10 sua analise, gostei muito, tava com duida pra usar esse pokemon, no battle spot kra usou uma mega altria, me enganou completamente, e DD e pegou meu ferrothor na troca com fire blast, bem como vc disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a entrada de um steel como Scizor ou Ferrothorn é quase certa na frente de uma mega Altaria, já que muitos pensam que ela não tem nada pra bater neles. O uso de Fire Blast eh primordial nesses casos, porque senão é free switch pro adversário, turno em que ele pode setupar ou usar hazards em seus campos, fiquem ligados!!

      Excluir
  2. Belo centro de time!Um dos OU com mais possibilidades de função!Perfeita análise!

    ResponderExcluir