Fala
galera, Beleza?!
Will
Watts na área trazendo para vocês a minha primeira análise aqui
pelo Blog. ^^
Começaremos
com o time criado para tentar defender a badge no Gym Normal da
LOP-PE com a regra na tier Ubers, em que o GL (Gym Leader) precisaria
utilizar dois Pokémon do tipo do gym.
Sem
mais delongas, segue abaixo o time utilizado e as devidas explicações
e funções de cada monstrinho utilizado. A estrutura da equipe não é minha, foi utilizada de forma parecida pelo usuário Fireburn, da Smogon. Fiz algumas alterações que julguei necessárias, implementei o Ditto, mudei movesets e EV Spreads para se ajustarem ao meu playstile, espero que gostem!
Let’s
go!
Hyper “Normal Boom” Offense Team
- Suicide Lead
Deoxys-Speed
@ Light Clay
Ability: Pressure
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe
Timid Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- Spikes
Ability: Pressure
EVs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe
Timid Nature
- Taunt
- Reflect
- Light Screen
- Spikes
Com
o mais rápido Spikes disponível (sem a habilidade Prankster,
claro), pode ser um suporte muito importante e com a quase certa
presença deste hazard no campo adversário. Taunt, permite que
Deoxys-S pare moves como Defog, status moves e outros Taunts mais
lentos, parando os usuários de entry hazards do oponente. Optei,
neste set, por Dual Screen, por estar jogando com um Hyper Offense
Team, que se utiliza de vários moves de setup, me dando desta forma
uma liberdade e segurança para proceder com a estratégia desejada.
Outras opções interessantes para o Deo-S é o uso de Magic Coat que
pode ser muito bem utilizada contra usuários de Prankster, como
Thundurus, Sableye e Klefki, podendo rebater qualquer move de status
ou entry hazards de volta para o usuário. A distribuição de EVs
visa maximizar a velocidade e o bulky do Deoxys, permitindo que ele
fique mais tempo em campo e possa, em algumas situações, utilizar
duas ou até três camadas de Spikes.
Groudon-Primal
@ Red Orb
Ability: Desolate Land
EVs: 128 HP / 252 Atk / 128 Spe
Adamant Nature
- Stealth Rock
- Precipice Blades
- Stone Edge
- Fire Punch
Ability: Desolate Land
EVs: 128 HP / 252 Atk / 128 Spe
Adamant Nature
- Stealth Rock
- Precipice Blades
- Stone Edge
- Fire Punch
Simples
e eficiente, Ao ser lançado frente a um Pokémon que seja nocauteado
por Primal Groudon, a chance de ganhar um free Stealth Rock é muito
grande. Precipice Blades é o STAB obrigatório, possuindo um poder
extremamente forte, mas que pode ser substituído por Earthquake
visando a certeza e a perfeita accuracy do move, porém com um perda
significativa de dano. Stone Edge oferece uma coverage excelente
contra os voadores não afetados por ground moves e por fim, Fire
Punch com um boost do Sol e do STAB de Primal Groudon vai bater forte
em muita coisa. A distribuição de EVs utilizada maximiza o poder de
ataque e busca um pouco de bulky para resistir um pouco mais em
campo, podendo entrar algumas vezes em batalha. 128 EVs em speed, é
uma alternativa excelente caso opte por utilizar Rock Polish >
Stealth Rock permitindo ultrapassar, com um boost, usuários de
Choice Scarf com base 100 de speed e nature favorável.
- The Mega
Salamence
@ Salamencite
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Double-Edge
- Earthquake
- Roost
Ability: Intimidate
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Dragon Dance
- Double-Edge
- Earthquake
- Roost
Mega
do time. Salamence é um Pokémon quase mortal e que pode levar times
inteiros depois de um único boost de Dragon Dance. A função dele é
bem simples. Utilizar o Dragon Dance, e bater... Bater forte. Double
Edge destrói tudo que não resiste ou que não tenha algum bulk na
defesa. Earthquake cobre Rock e Steel types que resistem ao Double
Edge. Roost para recuperar um pouco de HP perdido para utilizar
Dragon Dance e cobrir o recoil do Double Edge. Tenha em mente que
setupar Dragon Dance será melhor utilizado entrando na frente de
Pokémon fisícos, graças ao Intimidate e o decente bulk defensivo
de Mega Mence. Se suas screens estiverem de pé, será ainda mais
fácil o setupo e depois disso.
Arceus
@ Life Orb
Ability: Multitype
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Swords Dance
- ExtremeSpeed
- Shadow Claw
- Earthquake
Ability: Multitype
EVs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe
Jolly Nature
- Swords Dance
- ExtremeSpeed
- Shadow Claw
- Earthquake
O
primeiro poké normal escolhido para o time, foi o Arceus. Com acesso
a um dos melhores moves de prioridade do jogo, combinado com seu alto
ataque e STAB, além do Life Orb, Arceus consegue ser um excelente
Revenge Killer e late game sweeper. A escolha de Earthquake como
segundo move de coverage faz bastante sentido. Bate super efetivo em
Rock e Steel, dois tipos que resistem ao Extreme Speed e por bater
bem hard em Primal Groudon, switch comum para E. Speed. Como terceiro
move, escolhi Shadow Claw por bater forte em Gengar antes de mega
evoluir, e por dar 2hko em Giratina. Outra escolha ótima seria Ice
Beam, pois mesmo com Nature Jolly, bate com ohko em M Salamence,
outro check bem comum para Arceus Normal. Swords Dance para dobrar o
ataque e bater muito forte em tudo que vier pela frente. A
distribuição de EVs maximiza o poder de ataque e a nature foi
escolhida por dar outspeed em Gengar no primeiro turno e por forçar
uma speed tie com outros Arceus.
- Geo Xerneas
Xerneas
@ Power Herb
Ability: Fairy Aura
EVs: 184 HP / 28 Def / 252 SpA / 44 Spe
Modest Nature
- Geomancy
- Moonblast
- Focus Blast
- Thunderbolt
Ability: Fairy Aura
EVs: 184 HP / 28 Def / 252 SpA / 44 Spe
Modest Nature
- Geomancy
- Moonblast
- Focus Blast
- Thunderbolt
Quando
usado junto com Power Herb, Geomancy é ativado com apenas um turno e
torna Xerneas uma excelente sweeper, batendo muito forte e
praticamente exterminando a equipe adversária. Moonblast escolhido
como principal STAB, Focus Blast pela coverage contra metálicos, sua
maior ameaça e Thunderbolt para bater principalmente em Kyogre e
Ho-oh. Simples, prática e bastante eficiente. A distribuição de
EVs maximmiza o SpAtk e serve para garantir outspeed em Scarf
Genesect depois do Geomancy. Os EVs em Def são utilizados para dar
boost ao Download de Genesect em Special Atack e não em Atack.
Alguns EVs em HP para garantir algum bulk e a duração de Xerneas em
campo para usar o Geomancy.
- The Boss
Ditto
@ Choice Scarf
Ability: Imposter
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD
Relaxed Nature
- Transform
Ability: Imposter
EVs: 248 HP / 252 Def / 8 SpD
Relaxed Nature
- Transform
Utilizado
como surpresa em minha equipe, Ditto faz muito bem seu papel. É
utilizado excencialmente como Revenge Killer e me dá bastante
segurança para jogar contra várias ameaças nesta tier, como Dragon
Dance Salamence, Geo Xerneas, Dark Void Darkrai, Swords Dance e Calm
Mind Arceus, Double Dance Primal Groudon, entre outras.
Choice
Scarf é utilizado para dar outspeed em tudo que Ditto pretende
bater. 248 EVs em HP maximiza este stat, sendo o único que Ditto não
copia do adversário, mas também permite um HP ímpar, tomando um
dano menor de Stealth Rock. 252 EVs em Def, são utilizados para a
rara situação de uma Struggle War contra outro Ditto (acreditem, eu
passei por isso e fui salvo. *-*). Relaxed Nature, tem o mesmo
propósito, aumentar a Def enquanto diminui a speed, para que ele
possar dar outslow em outros Dittos e aumentando suas chances de
vencer no Struggle. Usei 0 Ivs em speed por garantir uma speed mínima
e me dar um HP Ice, para bater forte em Rayquaza e Salamence, duas
grandes ameaças, caso Ditto se transforme em algo que possua Hidden
Power no set.
Bom
pessoal, espero que vocês tenham gostado da análise, fiz o possível
para ser bem claro e direto no assunto, quaisquer dúvidas, podem
perguntar em nosso grupo no facebook ou pelo WhatsApp. Usem e abusem
da equipe a vontade e me contem os resultados!
Vou
deixar com vocês alguns replays da equipe em ação. Espero que
curtam!
Um
abraço do Tio Will!!!
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Will Watts
Gym
Leader e Moderador LOP-PE
FC:
2423-3007-5949
Sensacional!Usar um PU no time(ditto) mostra coragem kk Os cálculos de evs pensando em cada situação também é notável!Gostei do time,muito bom!
ResponderExcluirComo sempre, o mestre Will mostrando o porque eu o chamo de mestre! Ótimo time, com capacidade de sweep sempre! Opções boas ofensivamente...
ResponderExcluirMas mestre, como esse time se sairia frente a um time de stealth rock bulky atk?? (que é bem comum em Ubers)?
Análise incrível, vi que seria assim antes mesmo dessa análise sair!
yeah Yieh!