Fala, galera!
Outros moves tiveram apenas um aumento no seu base
power:
Antes eram quase inúteis em partidas competitivas, pois recuperavam apenas 12,5% do HP do usuário. Agora recuperam 50% do HP, mas só podem ser usadas se o usuário estiver com, no mínimo, 25% do seu HP. Causam confusão se o pokémon não gostar do sabor da Berry - se define o sabor favorito do pokémon pela Nature.
Speed Buff:
Uma troca no sistema do metagame do jogo causou uma alteração muito interessante. Agora, a Speed dos pokémons só é definida depois que trocas de forma e habilidades forem ativadas. Isso, na prática, faz com que as Megas tenham sua base Speed utilizada no mesmo turno que ela Mega Evolui. Com isso Mega Bedrill e Mega Gengar, por exemplo, não precisam mais, obrigatoriamente, carregar Protect no seu moveslot. Outra alteração causada é que habiidades como Swift Swim ativam imediatamente quando acontece uma troca de forma - como exemplo, Mega Swampert - ou quando elas são copiadas por Trace.
Já é de praxe que quando uma nova geração chega, mecânicas
de batalha são alteradas, assim como habilidades, moves e base status de alguns
monstrinhos. Com a introdução de Sun e Moon não foi diferente e irei listar
aqui as principais mudanças para o competitivo. Como o assunto é extenso, este
primeiro texto é focado nas principais mudanças positivas e o próximo será
sobre as mudanças negativas.
Artigo inspirado pela Smogon University, link para créditos
no final.
Pokémon Buff:
Dugtrio
Stat Buff: + 20 Attack
(35/100/50/50/70/120)
(35/100/50/50/70/120)
Acredito que o mais importante buff da geração. Transformou
Dugtrio num dos mais perigosos pokémons da tier OU. Mesmo que sua resistência
continue igual a papel molhado, base 100 em Attack e 120 em Speed xombinado com
Arena trap permitem que ele quase sempre elimine, no mínimo, 1 dos integrantes
da equipe adversária. É uma ótima escolha para equipes ofensivas, além de
tornar ShedStall (equipe Stall com core de Shedinja + Dugtrio) ainda mais
perigoso.
Dodrio
Stat Buff: + 10 Speed
(60/110/70/60/60/110)
(60/110/70/60/60/110)
New Moves: Jump Kick, Sword Dance
Mesmo não afetando tiers mais altas, Dodrio agora é um
terror para tiers menores. Com Sword Dance para aumentar o Atk e Jump Kick
para, finalmente, poder chutar pokes metais (piada ruim, eu sei), Dodrio pode
finalmente alcançar seus sonho de ser um Sweeper. E os + 10 em Speed só
contribuem para isso. Infelizmente, ele nunca vai encontrar espaço em tiers
maiores por causa de Staraptor, mas o sonho continua.
Sudowoodo
New Move: Head Smash
Infelizmente, Sudowoodo nunca foi muito usado no
competitivo. A competição contra outros tipos pedra sempre foi muito cruel.
Mesmo com um novo STAB - fantástico, diga-se de passagem - seu uso não deve
crescer. Pelo menos agora ele pode abusar de sua melhor habilidade, Rock Head,
junto de Wood Hammer para surpreender alguns adversários. Não é o melhor pokémon,
mas agora está usável.
Mantine
Stat Buff: + 20 HP
(85/40/70/80/140/70)
(85/40/70/80/140/70)
New Move: Roost
Junto de Dugtrio, um dos melhores Buffs da geração. Com + 20
em HP e acesso a Roost, Mantine se torna o Wall que sempre sonhou ser, pois
agora sua longevidade subirem para níveis muito altos. Além de possuir uma ótima
habilidade, Water Absorv, e um tipo defensivo muito bom, Mantine consegue parar
muitos pokémons perigosos na tier OU, como Pheromosa. Seu uso subiu tanto que é
comum agora encontrarmos monstrinhos com Hidden Power Electric só para
vence-la.
Swellow
Stat Buff: + 25 Special Attack
(60/80/60/75/50/125)
(60/80/60/75/50/125)
New Move: Hurricane
Uma grande surpresa de Sun e Moon. Agora, o set popularizado
em ORAS de Choice Specs Boomburst se torna ainda mais perigoso. Uma pena que
Hurricane é só por Egg Move, o que significa que Heat Wave é ilegal junto. Como
ele possui boa ofensiva física também, é uma boa ideia usar um set mixed para
surpreender seu counters e como tem uma Speed muito alta, pode até mesmo ser
usado em OU, em equipes Hyper Offense pesadas.
Flygon
New Move: Dragon Dance
FINALMENTE Flygon conseguiu Dragon Dance. A comunidade pede
este move para ele desde a gen 3! Com sua boa base em Attack e Speed, além de
STABs fantáticos, ele se torna um Sweeper perigoso depois de 1 boost. O
movimento beneficia até mesmo sets especiais, pois agora a grande maioria
espera apenas Flygon físico. Infelizmente, ele não deve subir além de UU, pois
Garchomp e Landorus-T conseguem dar um suporte melhor para equipes que o
usariam.
Lunatone
Stat Buff: + 20 HP
(90/55/65/95/85/70)
(90/55/65/95/85/70)
New Move: Power Gem
Buff bem interessante. Deixa de ser um pokémon medíocre para
se tornar um ótimo usuário de Calm Mind em tiers menores. O acesso a Power Gem
completa o buff, aumentanto ainda mais a sua eficiência. Não será visto em
tiers maiores, mas agora ele pode fazer tudo o que sonhou em ORAS.
Solrock
Stat Buff: + 20 em HP
(90/95/85/65/65/70)
(90/95/85/65/65/70)
Mesmo caso de Lunatone, mas menos impressionante. Pelo menos
agora pode ser uma Wall melhor para tiers menores. O acesso a Flare Blitz pode
punir monstros de grama, como Tangela, que pensam que podem barrar seu caminho.
Bibarel
New Moves: Sword Dance, Aqua Jet
O que começou como um pokémon simples, se tornou um Sweeper
perigoso. Com STABs quase perfeitos, habilidade única fantástica - Simple - e
acesso um move que aumente Attack, da medo encontra-lo em equipes adversárias.
Seu único defeito é a falta de Speed, mas isso se contorna usando Aqua Jet e
Quick Attack.
Froslass
New Move: Will-O-Wisp
Mesmo que o Buff não mude a forma como ela seja jogada, é um
move de suporte a mais na manga. Ainda é a única usuária de Spikes imune a
Rapid Spin que pode parar Defog. Com WoW, podemos usar um set full suport,
usando 252 em Speed e HP. Será divertido usa-la em tiers menores.
Diancie
New Move: Power Gem
Diance sofre neste início de geração por não ter sua Mega
Evolução liberada. Power Gem a ajuda se manter útil na forma normal com sets de
Calm Mind, por exemplo. Outra mudança interessante é que agora Diamond Storm da
+ 2 de Defense, buff que vai ser muito útil em Mega Diance.
Peliper
Stat Buff: + 10 Special Attack
(60/50/100/95/70/65)
(60/50/100/95/70/65)
New Ability: Drizzle
Buff absurdo e inesperado para todos. Com Drizzle, Peliper
se torna o melhor Rain Dancer da tier OU, tirando a coroa de Politoed. Como tem
acesso a Roost, pode trocar tranquilamente Leftovers por Damp Rock, ajudando
ainda mais a equipe. Com o acesso a U-Turn e Defog, coloca pressão no adversário
junto de Hurricane, Scald e Hydro Pump, que combinados com seu buff em Special
Attack, pode o tornar bem perigoso. Infelizmente, Peliper não tem Status para
se manter no metagame OU, vai acabar indo para tiers menores e ter Drizzle
banido. Será forçado a usar os mesmos sets de ORAS.
Torkoal
New Ability: Drought
Não tão impressionante como Peliper, mas ainda sim uma
surpresa agradável. Ter mais uma opção para equipes Sunny Day é sempre
interessante e, ao contrário de Ninetales, Torkoal tem uma maior resistência e
acesso a Rapid Spin e Stealth Rock. Seu maior impacto será em VGC, em equipes
que apreciem suporte de Sunny Day. Em Singles 6x6, ficará em tiers menores,
locais onde Drought sempre é banido.
Gigalith
New Ability: Sand Stream
Mais um pokémon que finalmente ganhou um nicho no metagame.
Sand Stream o faz renascer das cinzas de PU, e se torna uma ótima opção para
equies sand de tiers menores. Não ter mais que contar com Hippopotas para ter
sand eterna é uma mudança substancial. Temos que esperar para ver se Sand
Stream será banida de NU, RU e UU.
Vanilluxe
New Ability: Snow Warning
Mais um pokémon sem uso que ganhou um buff decente. Mesmo
que Hail seja considerado o pior clima, agora ele tem suporte de Slush Rush -
uma nova habilidade como Sand Rush - que transforma Beartic e Alola-Sandslash
em Sweepers perigosos. Infelizmente, a competição por Snow Warning é bem
injusta e dificilmente Vanilluxe será viável. Não quando Abomasnow possui um
STAB secundário e Alola-Ninetails pode fazer seu trabalho de forma mais
satisfatória.
Beartic
Stat Buff: + 20 Attack
(95/130/80/70/80/50)
(95/130/80/70/80/50)
New Ability: Slush Rush
Beartic é um dos poucos monstrinhos que ganhou mais de um
buff na troca de gerações. Com + 20 de Attack, se torna bem perigoso quando
consegue subir 1 Sword Dance e acesso a 2 habilidades que dobram a Speed o faz
ser um ótimo Sweeper, em teoria. Seu problema começa com seu tipo, mono Ice, que
é horroroso defensivamente.
Move Buffs
Vários movimentos antigos receberam atualizações
interessantes. Segue a lista das alterações positivas:
Z Moves:
É a nova mecânica de batalha introduzida em SM e podem
mudar o rumo de uma partida. Todos movimentos do jogo possuem uma versão Z e
seus efeitos variam de move para move. Se forem ofensivo, eles normalmente não
tem efeito secundário e seu base power é quase o dobro do movimento original.
Se forem Z Moves sem power, eles acrescentam um efeito no movimento original. Só
podem ser usados 1 única vez na partida e em apenas 1 pokémon da equipe.
Conseguem atingir o adversário através de Protect, mas o dano é reduzido.
Alguns pokémons possuem Z Moves exclusivos.
Thousand Arrows e Thousand Waves:
Movimentos exclusivos de Zygarde na gen anterior e que nunca
foram liberados. Podem ser usados agora e causam um estrago monstruoso na
equipe adversária. 1k Arrows é seu melhor move, pois acerta tipos voadores e
monstrinhos com Levitate - como o move Smack Down - permitindo que sets com
apenas 1 movimento ofensivo sejam possíveis. Já 1k Waves é altamente estratégico,
pois prende o adversário em campo, como um Magma Storm. Pode ser combinado com
Coil ou Dragon Dance para ter um sweep fácil com um pequeno descuido do adversário.
Water Shuriken:
Ao invés de um aumento de poder, se tornou um
movimento especial. Muito mais útil já que Greninja tem um Special Attack maior
que o seu Attack. Além disso, ganha um boost extra se a habilidade Battle Bond
estiver ativa: Troca sua base power para 20 e sempre acerta 3 vezes.
Fell Stinger:
Teve um aumento em seu base power - de 30 para 50 -
mas não fornece mais um boost de + 2 em Attack se derrotar o adversário. O boost agora é de + 3.
Hidden Power:
Pequena alteração causada pelo item Bottle Caps que permite que todos os pokémons tenha IVs perfeitos (31). A grande jogada é que mesmo após maximizar os IVs, o Hidden Power mantém o tipo original. Isso permite que usemos, por exemplo, Latios com HP Fire com Speed final em 350. Isso não afeta muitos pokémons, mas seu impacto é monstruoso.
Flying Press: De 80 para 100.
Leech Life: De 20 para 80.
Mystical Fire: De 65 para 75.
Parabolic Charge: De 50 para 65.
Item Buffs:
Alguns itens também tiveram seus efeitos alterados e
melhorados. Segue a lista dos que afetam o metagame competitivo:
Aguav, Figy, Iapapa, Mago e Wiki Berrys:
Antes eram quase inúteis em partidas competitivas, pois recuperavam apenas 12,5% do HP do usuário. Agora recuperam 50% do HP, mas só podem ser usadas se o usuário estiver com, no mínimo, 25% do seu HP. Causam confusão se o pokémon não gostar do sabor da Berry - se define o sabor favorito do pokémon pela Nature.
Speed Buff:
Uma troca no sistema do metagame do jogo causou uma alteração muito interessante. Agora, a Speed dos pokémons só é definida depois que trocas de forma e habilidades forem ativadas. Isso, na prática, faz com que as Megas tenham sua base Speed utilizada no mesmo turno que ela Mega Evolui. Com isso Mega Bedrill e Mega Gengar, por exemplo, não precisam mais, obrigatoriamente, carregar Protect no seu moveslot. Outra alteração causada é que habiidades como Swift Swim ativam imediatamente quando acontece uma troca de forma - como exemplo, Mega Swampert - ou quando elas são copiadas por Trace.
Ability Buff:
Weak Armor:
Antes +1 em Speed, agora +2.
Esta
é uma Ability que pode transformar seu usuário em um Late Game Sweeper
assustador. O pokémon que possui esta habilidade, ao ser atingido por um golpe
físico, tem sua Defense diminuída em -1 e ganha +2 Speed. Um dos
maiores beneficiados com essa mudança foi Mandibuzz e sua pré-evolução, já que
Z Mirror Move tem o efeito de dar +2 em Attack, além de ter acesso a Nasty
Plot. Com uma defesa física incrível, o -1 em Defense do efeito da habilidade
não deve ser tão impactante, sendo um grande candidato a Late Game Sweeper,
principalmente Vullaby, na tier LC. Outros usuários bem interessantes dela
são Crustle e Omastar, que podem combina-la com Shell Smash para ganharem + 4
em Speed. Kabutops é bem conhecido em equipes Rain Dance mas, com Weak Armor,
agora pode brincar em qualquer equipe. Garbodor também merece ser citado, pois
em tiers menores ele pode usar a Speed extra para setar Spikes e Toxic Spikes
ou ir com tudo com Gunk Shot.
É isso por hoje, galera. Mesmo com poucas mudanças
significativas, o metagame já está muito diferente do conhecido em ORAS. Como
muitos sets ainda estão sendo testados, é muito cedo para firmar o que é viável
ou não, principalmente com a influência dos Z-Moves. E você? Quais mudanças que
você mais sentiu que modificaram o metagame? Deixe nos comentários suas
primeiras experiências com este metagame inédito.
Link para artigo original:
http://www.smogon.com/articles/buffing-pokemon-sm
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