terça-feira, 22 de dezembro de 2015

VGC - Report do time vice campeão no Anime Friends

POST: VGC




REPORT – VICE CAMPEÃO NO ANIME FRIENDS por Lucas Campos

Olá jogadores! Para quem não me conhece, sou o Lucas, jogador de VGC de Curitiba. Sou bastante novo no mundo competitivo. Comecei a jogar no VGC 14, mas entrei a fundo somente esse ano, disputando vários torneios, oficiais ou não, e alguns gringos da Nugget Bridge.

Durante o ano, até meados de julho, eu variei um pouco os meus times, mas eu sempre mantive o foco de usar o Trick Room como principal forma de speed control. Cheguei a fazer uns testes com Tailroom (tailwind e Trick Room) também, mas não é fácil. Eu planejava ir ao Anime Friends participar do torneio de VGC, além de conhecer outros jogadores. Eu queria ir porque seria o maior evento de VGC que eu participaria, já que no Paraná são raríssimos os torneios e os poucos são com poucas pessoas.

Cerca de um mês antes eu decidi buildar um time novo, totalmente do zero, que fosse capaz de ser forte no evento, eu queria vencer, não apenas jogar por jogar. Fiz testes com Kangaskhan e Metagross, mas os resultados não eram satisfatórios. Não conseguia adaptar o meu playstile aos arquétipos desses times, naquele momento do metagame. Influenciado pelo meu amigo Ricardo Pinto, jogador português, eu decidi testar o Charizard Y, que vinha muito forte naquele momento do metagame.

Ok, o que eu preciso para que o Zard possa trabalhar? Precisava de algo que lidasse com Rock Slide, já que seria a maior ameaça ao Zard. Precisava de algum controle de velocidade, já que o Zard na base 100 vai perder na velocidade (ou empatar) com muitas ameaças. Precisava também de algo mais pra lutar contra chuva, algo que batesse forte debaixo do Trick Room, algo pra bater em Salamence/Gardevoir e também de algum check não-passivo pra Kangaskhan.

Charizard @ Charizardite Y 
Ability: Blaze 
Level: 50 
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe 
Timid Nature 
IVs: 0 Atk 
- Protect 
- Solar Beam 
- Heat Wave 
- Flamethrower 

Principal sweeper do time. Os demais faziam suas tarefas a fim de garantir que o Zard pudesse dar spam de Heat Wave e levar todo mundo. Solar Beam pra derrubar water/rock. E o flamethrower é uma opção de dano pra não ficar limitado na frente de um wide guarder ou caso queira um golpe com acerto 100%. Overheat era a outra opção, mas o drop era muito ruim e eu odiava não ter um hit stab com 100% de precisão para finalizar um jogo. Sobre os EVs, apesar de alguns Zards pelo mundo terem tido ótimos resultados usando uma configuração bulky, eu não gostava. Ele tem poder de fogo alto demais pra se desperdiçar. Eu prefiro deixar esse stat maximizado e causar o maior dano possível em todo mundo.

Landorus-Therian (M) @ Choice Scarf 
Ability: Intimidate 
Level: 50 
Adamant Nature 
- Knock Off 
- Superpower 
- Rock Slide 
- Earthquake 

Eu precisava ter algo que checasse outros Zards e principalmente o Thundurus. E nada melhor do que um Landorus-T scarf. O suporte de intimidade ajudava demais ao Zard a agüentar algum hit específico e derrubar o alvo em seguida, ou aumentar a durabilidade das demais coisas bulky do time. Eu optei por Knock Off a U-turn porque ele é mais útil. Se eu quero sair de campo, posso clicar em switch. O Knock Off tira itens problemáticos, como um Scarf de Landorus oponente. Sem a Scarf o Zard seria mais rápido e podia derrubar com um flamethrower. Os efforts defensivos servem para agüentar Sucker Punch de Bisharp com um boost no ataque. A speed é suficiente pra passar Mega Gengar.

Milotic @ Maranga Berry 
Ability: Competitive 
Level: 50 
EVs: 252 HP / 228 Def / 24 SpA / 4 SpD 
Calm Nature 
IVs: 0 Atk / 30 SpA 
- Protect 
- Recover 
- Icy Wind 
- Scald 

Melhor bulky water de VGC 15. Ela tinha duas principais funções: speed control e assustar pokes com intimidate. Com um Icy Wind ela permitia ao Zard ultrapassar praticamente tudo de relevante no metagame. Afastar os intimidadores era útil quando estava com algo físico em campo, mas ao mesmo tempo isso afasta especificamente Landorus e Salamence, que são grandes ameaças ao Zard. Com o suporte do intimidate e com o boost da Maranga Berry ela ficava quase importal, e assim podia ir minando os adversários com scalds ou controlando a speed. O IV 30 em ataque especial foi porque essa Milotic havia sido feita para ser usada como Assault Vest, e eu iria utilizar Hidden Power Grass. Como o dano ofensivo dela é baixo, sem o boost do Competitive, não faria diferença corrigir esse IV. Os EVs são para maximizar o bulky. Com o boost da Berry, ela tankaria 2 solar beam de Zard ofensivo modest e os thunderbolts sem investimento dariam geralmente 3hko. No lado físico ela agüenta Double Edge de Kanga adamant.

Aegislash @ Leftovers 
Ability: Stance Change 
Level: 50 
EVs: 252 HP / 4 Def / 196 SpA / 4 SpD / 52 Spe 
Modest Nature 
IVs: 0 Atk 
- King's Shield 
- Wide Guard 
- Flash Cannon 
- Shadow Ball 

Este bicho era importantíssimo no time. Ele exercia diversas funções: anular golpes de área; checar Gardevoir; wallear Kangaskhan(e a maioria dos Mences); checar Cresselia; Checar TR em geral. Terrakion, que é uma grande ameaça ao Zard sequer toca no Aegis. Os EVs são para garantir o máximo de bulky e ao mesmo tempo não perder o poder de fogo. Essa speed é para ultrapassar Sylveon, Gothitelle, Cresselia lenta e outros Aegislashs. Após chip damage é importante atacar antes os outros Aegis, ou mesmo para bater antes dele tentar levantar o substitute.

Conkeldurr @ Assault Vest 
Ability: Guts 
Level: 50 
EVs: 252 HP / 156 Atk / 100 Def 
Brave Nature 
- Mach Punch 
- Ice Punch 
- Knock Off 
- Drain Punch 

Um ótimo checker para Kangaskhan, genios e bisharp. Além disso ele ajudava muito contra chuva, pois agüenta bem os ataques especiais e com o boost do burn dos scalds ele conseguia se virar bem contra a dupla Politoed/Ludicolo. Outra boa utilidade era usá-lo como troca pra thunder wave, principalmente de Thundurus. Com esses efforts ele sempre sobrevive a fake out + Double Edge de Kanga e o derruba em seguida com Drain Punch + Mach Punch. Ele também era um bom checker para Trick Room, e conseguia dar cabo de Aegis, já que o seu Knock Off acerta na forma Blade.

Cresselia (F) @ Rocky Helmet 
Ability: Levitate 
Level: 50 
EVs: 252 HP / 164 Def / 92 SpD 
Bold Nature 
- Moonlight 
- Calm Mind 
- Thunder Wave 
- Psychic

Uma das estrelas do time no Anime Friends. Cress calm mind é muito forte! Se o adversário não tiver nada que a pare rápido é praticamente GG após o boost. A rocky helmet castiga os atacantes físicos, enquanto que do lado especial o dano é quase zero com ao menos um calm mind. Sem falar que ela possui uma excelente sinergia com o Charizard, pois tem o seu moonlight buffado. Ainda poderia ter usado algo como Helping Hand ou Skill Swap, que dariam mais suporte ainda ao Zard, mas preferi deixá-la com mais autonomia. Só precisava evitar que algo com tipo Dark sobrasse contra ela, mas os companheiros davam conta. Os efforts são bem básicos, para agüentar bem dos dois lados.

No dia do evento o time funcionou bem. A melhor e mais divertida luta ocorreu na semi-final, contra o Ricardo Toddy. Eu fiz 2x0, mas ambas foram lutas muito intensas, e com hax pros dois lados (double burn de heat wave, freeze de ice punch). A final... bem... eu infelizmente perdi. Quando montei esse time, o fiz pensando nos times mais fortes vencedores de regionais e nacionais pela Europa e Estados Unidos. Por lá os times que usam gimmick nunca vencem os torneios. Então acabei dando um descuido de deixar o time sem alguém com taunt ou algo que lidasse rapidamente com Smeargle. É, no Brasil acham ele OverPower junto com Kanga. E justamente algo com essa fraqueza do meu time chegou na final. Eu não acreditei nisso, achava que esses gimmicks seriam eliminados pelo caminho. Foi um combate duro, de 3 batalhas, mas infelizmente perdi :(

Ficou a lição! Utilizei o aprendizado para evoluir meu time, e conseguir alguns bons resultados posteriormente. Mas, isso é tema para o futuro. Obrigado!



Este foi o report feito pelo Lucas, se você também quer compartilhar uma experiência entre em contato conosco no grupo do facebook Poké Soul League.

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Sejam bem vindos ao lado VGC da força!!!

Obrigados à todos e até a próxima.


2 comentários:

  1. Rapaz, realmente gostei bastante do Report desse time... Pensando seriamente em copiar, ótima análise do Lucas. GG manolo!

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  2. Rapaz, realmente gostei bastante do Report desse time... Pensando seriamente em copiar, ótima análise do Lucas. GG manolo!

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