domingo, 16 de agosto de 2015

VGC - Fatores do Jogo - Buff e Debuff

POST: VGC




Série: Fatores do Jogo

Eai amigos como estão? Estou de volta e com mais um post da nova série dentro BLOG: Fatores do Jogo.

Fatores do Jogo consiste numa análise minuciosa sobre algumas coisas que influenciam muito no jogo e que pode ser feita algumas estratégias em cima delas. Hoje farei uma análise que vem como desdobramento do post anterior: Buff e Debuff.

Fator Buff e Debuff

Esse é algo de suma importância dentro do jogo e que tem capacidade de influenciar o resultado de um jogo. Afinal quem nunca viu dentro do jogo os dizeres:

Kangaskhan’s Speed fell.
Landorus’ Atack sharply rose.
The opposing Ampharos’ Defense drastically rose.

Por que destaquei estas três frases? Antes de prosseguirmos você precisa saber que quando ocorrer uma alteração de status e notificar apenas com “rose” ou “fell” quer dizer que o status se alterou um nível. Se rose e fell estiverem acompanhados da palavra sharply quer dizer que alterou dois níveis. E por fim, se rose ou fell estiverem acompanhados da palavra drastically significa que o status se alterou três níveis.

Cada status de um pokémon pode ser alterado em até 6 níveis tanto para mais (rose) quanto para menos (fell).

Cada nível de decréscimo representa uma portagem que é diretamente aplicada ao valor do status do pokémon, a tabela abaixo mostra o valor de cada porcentagem, você também pode multiplicar pelo valor do status, mas obterá o mesmo resultado:

Nível de alteração
Buff (para mais/rose)
Debuff (para menos/fell)
1
+50% ou *1,5
-34% (aprox.) ou *0,66
2
+100% ou *2
-50% ou *0,5
3
+150% ou *2,5
-60% ou *0,4
4
+200% ou *3
-66% (aprox.) ou *0,33
5
+250% ou *3,5
-72,5% ou *0,285
6
+300% ou *4
-75% ou *0,25

Pra ser didático vamos aos exemplos (todos pokémons do exemplos estão no lvl 50, 31 IVs, 252 Evs em Atk e com a nature Adamant):

Um Mega Kangaskhan tem no status ataque 194, aumentando dois níveis (194*2 ou 194+100%) terá 388 em ataque.
Este mesmo Mega Kangaskhan recebendo um Intimidate, ou seja, diminuindo um nível de ataque (194*0,66 ou 194-34%), ficará com 128 de status ataque.

Um Terrakion tem no status ataque 199, aumentando quatro níveis (199*3 ou 199+200%) terá os absurdos 597 em ataque (maldito seja combo TerraCott kkkkkkk).
Este mesmo Terrakion recebendo um featherdance, ou seja, diminuindo dois níveis de ataque (199*0,5 ou 199-50%), ficará com 99,5 de status ataque.

Diante do exemplo dá para perceber o quão importante e complexo é o tema e que você precisa saber lidar com isso, pois isso pode e vai acontecer em suas lutas.

Lembrando que os status alterados sempre voltam ao normal com a saída do pokémon de campo, ou seja, com um switch. Ou aumentando o status diminuído com um move que o faça.

As estatísticas de Accuracy e Evasion também pode ser alteradas, mas isso é matéria para outro post, e já adianto que a tabela de alteração deles é diferente da dos status comuns.

Nesse link você encontra no site Serebii um post com todos os moves e habilidades que influenciam nos status desde Atk até Spd: www.serebii.net/games/status.shtml


Por hoje é só, espero que tenham gostado, comentem ai o que acham e o que pensam do fator Buff e Debuff. Se você tem algum replay usando o fator Buff e Debuff e quer compartilhar com a galera sintam-se a vontade!!!

Não se esqueçam de visitar no nosso grupo do facebook, tem muitas battles, trades e giveaways rolando por lá: Poké Soul League e Debates.

No YouTube acompanhe os canais dos parceiros Reft Squad e WanderPlays BR que tão repletos de bons vídeos.


GG amigos e ótimo dia a todos.


Um comentário:

  1. Interessante!
    Esse eh o tipo de tabela que todo jogador de competitivo deve ter em mente, obrigado por trazer essa dica pra nós Lipe!

    Abraços !

    ResponderExcluir