POST:
VGC
Série: Fatores do
Jogo
Eai
amigos como estão? Estou de volta e com mais um post da nova série dentro BLOG:
Fatores do Jogo.
Fatores
do Jogo consiste numa análise minuciosa sobre algumas coisas que influenciam
muito no jogo e que pode ser feita algumas estratégias em cima delas. Hoje
farei uma análise que vem como desdobramento do post anterior: Buff e Debuff.
Fator Buff e Debuff
Esse
é algo de suma importância dentro do jogo e que tem capacidade de influenciar o
resultado de um jogo. Afinal quem nunca viu dentro do jogo os dizeres:
Kangaskhan’s
Speed fell.
Landorus’ Atack
sharply rose.
The opposing Ampharos’
Defense drastically rose.
Por
que destaquei estas três frases? Antes de prosseguirmos você precisa saber que
quando ocorrer uma alteração de status e notificar apenas com “rose” ou “fell”
quer dizer que o status se alterou um nível. Se rose e fell estiverem acompanhados
da palavra sharply quer dizer que alterou dois níveis. E por fim, se rose ou
fell estiverem acompanhados da palavra drastically significa que o status se
alterou três níveis.
Cada
status de um pokémon pode ser alterado em até 6 níveis tanto para mais (rose)
quanto para menos (fell).
Cada
nível de decréscimo representa uma portagem que é diretamente aplicada ao valor
do status do pokémon, a tabela abaixo mostra o valor de cada porcentagem, você
também pode multiplicar pelo valor do status, mas obterá o mesmo resultado:
Nível de alteração
|
Buff (para mais/rose)
|
Debuff (para menos/fell)
|
1
|
+50% ou *1,5
|
-34% (aprox.) ou *0,66
|
2
|
+100% ou *2
|
-50% ou *0,5
|
3
|
+150% ou *2,5
|
-60% ou *0,4
|
4
|
+200% ou *3
|
-66% (aprox.) ou *0,33
|
5
|
+250% ou *3,5
|
-72,5% ou *0,285
|
6
|
+300% ou *4
|
-75% ou *0,25
|
Pra
ser didático vamos aos exemplos (todos pokémons do exemplos estão no lvl 50, 31
IVs, 252 Evs em Atk e com a nature Adamant):
Um
Mega Kangaskhan tem no status ataque 194, aumentando dois níveis (194*2 ou
194+100%) terá 388 em ataque.
Este
mesmo Mega Kangaskhan recebendo um Intimidate, ou seja, diminuindo um nível de
ataque (194*0,66 ou 194-34%), ficará com 128 de status ataque.
Um
Terrakion tem no status ataque 199, aumentando quatro níveis (199*3 ou
199+200%) terá os absurdos 597 em ataque (maldito seja combo TerraCott
kkkkkkk).
Este
mesmo Terrakion recebendo um featherdance, ou seja, diminuindo dois níveis de
ataque (199*0,5 ou 199-50%), ficará com 99,5 de status ataque.
Diante
do exemplo dá para perceber o quão importante e complexo é o tema e que você
precisa saber lidar com isso, pois isso pode e vai acontecer em suas lutas.
Lembrando
que os status alterados sempre voltam ao normal com a saída do pokémon de
campo, ou seja, com um switch. Ou aumentando o status diminuído com um move que
o faça.
As
estatísticas de Accuracy e Evasion também pode ser alteradas, mas isso é
matéria para outro post, e já adianto que a tabela de alteração deles é
diferente da dos status comuns.
Nesse
link você encontra no site Serebii um post com todos os moves e habilidades que
influenciam nos status desde Atk até Spd: www.serebii.net/games/status.shtml
Por
hoje é só, espero que tenham gostado, comentem ai o que acham e o que pensam do
fator Buff e Debuff. Se você tem algum replay usando o fator Buff e Debuff e quer
compartilhar com a galera sintam-se a vontade!!!
Não
se esqueçam de visitar no nosso grupo do facebook, tem muitas battles, trades e
giveaways rolando por lá: Poké Soul League e
Debates.
No
YouTube acompanhe os canais dos parceiros Reft Squad e WanderPlays BR
que tão repletos de bons vídeos.
GG
amigos e ótimo dia a todos.
Interessante!
ResponderExcluirEsse eh o tipo de tabela que todo jogador de competitivo deve ter em mente, obrigado por trazer essa dica pra nós Lipe!
Abraços !