domingo, 2 de agosto de 2015

Os Pranksters e o chato Void Cat

    Olá, pessoal! Hoje eu trago pra vocês uma das habilidades mais comuns em VGC, o temido Prankster! Essa habilidade tem o poder de mudar totalmente o rumo de uma partida, além de ser um excelente opção para diversas estratégias dentro do metagame, como o TerraCott ou Safeguard+Swagger citados no último post. Sendo assim, é de extrema importância dominar os fatores que envolvem essa ability.

    E vamos as explicações técnicas: Um pokemon com Prankster tem seus golpes de status aumentados em um ponto na escala de prioridade. Ou seja, é diferente de ter todos os golpes de status com priority +1. Um exemplo prático é que o move Trick Room ainda é um decreased priority move quando usado por um usuário de Prankster. 
    
    Agora, vamos conhecer os principais usuários de Prankster e seus base stats de velocidade.

Whimsicott - 116
Thundurus / Tornadus - 111
Liepard - 106
Meowstic - 104
Klefki / Mega Banette - 75
Sableye - 50

    Esses são os usuários de Prankster que você deve se preocupar.

   "Mas pra quê eu preciso saber a velocidade deles se os golpes de status deles quase sempre vão ser primeiro?" Bem, isso é relativamente importante no caso de um encontro de dois Pranksters. Por exemplo, Whimsicott geralmente carrega a velocidade necessária para outspeedar Thundurus e usar Taunt antes dele! Não é legal?!

    Eu não irei citar os golpes que esses pokemons carregam, pois o Felipe já traz ótimas análises sobre os pokemons em geral. Porém, acho que devo citar uma estratégia que você pode acabar encontrando em torneios que disputar (eu já vi uma pessoa utilizar uma vez) ou até mesmo na Battle Spot e que pode pegar de surpresa algumas pessoas: The Assist Liepard!

    A estratégia consiste em usar Liepard com o golpe Assist. Na PGL, 10% dos Liepards carregam esse golpe. "Mas Fábio, eu nunca vi esse golpe, o que ele faz?". Calma, pequeno gafanhoto. Assist é um golpe que "chama" aleatoriamente um dos golpes que outro pokemon na sua party sabe. Explicando melhor, se você leva, por exemplo, Liepard, Kangaskhan, Landorus e Amoonguss pra sua partida e seu Liepard usar Assist, ele executará um golpe aleatório que um dos outros três pokemons sabem. O legal dessa estratégia é que você pode fazer as coisas não serem tão aleatórias assim.

   Acontece que nem todos os golpes que existem podem ser executados com Assist, como por exemplo King's Shield, Destiny Bond, Focus Punch, Follow Me, etc (a lista completa você encontra no fim do texto). Sendo assim, se você só possuir golpes na sua party que não podem ser chamados por Assist, ele não funcionará. "Então, Fábio, quer dizer que se eu só possuir um golpe na minha party que pode ser chamado, ele será o escolhido independente de qualquer coisa?" Isso mesmo, e é aqui que algumas pessoas gostam de trollar. O golpe mais comum é Dark Void, que pode ser chamado por Assist, fazendo essa estratégia ser chamada de Void Cats. Se você digeriu tudo, então percebeu que você pode usar Dark Void com priority de +1 no primeiro turno de uma luta! Legal, não é mesmo? "Mas Fábio, como faço pra isso acontecer?"

   Bem, você precisa escolher os parceiros certos para o Liepard, já que para funcionar 100%, nenhum deles podem ter moves copiáveis pelo Assist.
Então, vou citar alguns que podem fazer parte do seu time.

Smeargle - O parceiro principal para que o Liepard possa copiar Dark Void. Ele pode aprender mais golpes que Arceus, que inventou os golpes (?!), então você pode usar quaisquer outros 3 golpes nele, mas boas opções podem ser Transform, Follow Me e King's Shield. Geralmente, vem com Focus Sash.

Ditto - É um parceiro ideal, por causa do Transform, mas seja cuidadoso pois depois que ele se transformar, Assist poderá chamar os golpes do pokemon que ele copiou. Pode carregar Choice Scarf para outspeedar o pokemon que copiar.

Banette - Sua forma mega também possui Prankster e ainda tem acesso a Destiny Bond e Phantom Force.

Conkeldurr - Focus Punch para você bater nos pokemons que estão dormindo.

Aurorus - Acesso a Nature Power e Dragon Tail

   Há duas boas formas de se lidar com Pranksters: Quick Guard e Taunt. Quick Guard bloqueia todos os golpes com priority, porém só vale para o turno em que é usado, enquanto Taunt bloqueia por mais turnos, porém é mais complicado de usar se seu Prankster for mais lento que o do oponente. Outra forma, é tentar usar Rage Powder ou Follow Me para absorver os Swaggers e Thunder Waves da vida e evitar que seu principal pokemon fique quase inutilizável. 

   Lembre-se que a viabilidade do Dark Void é absolutamente contestável, mas é uma estratégia engraçada e que pode causar alguns Rage Quits. Então, se seu objetivo é brincar, bom proveito. Você pode usar alguma outra coisa em vez de Liepard, mas um pokemon rápido é aconselhável. Espero que tenha gostado dessa estratégia/curiosidade e que tenham entedido o funcionamento dos Pranksters!
E vocês? Já tinham lido sobre os VoidCats? Qual o Prankster mais chato de se lidar? No meu time, um Prankster  é sempre útil e as vezes decide a partida.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Lista dos pokemons com Prankster: Prankster (Bulbapedia)

Descrição do move Assist na Bulbapedia: Assist (Bulbapedia)

Assista a um VoidCat em ação: Void Cat

Não se esqueçam de visitar nosso grupo no Facebook, sempre tem batalhas, trades e giveaways rolando por lá: Poké Soul League e Debates

No YouTube, acompanhe os canais dos parceiros Reft Squad e WanderPlaysBR, que tão repletos de bons vídeos.




GG povo, até a próxima!

6 comentários:

  1. Estrateginha safada, né? xD Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha É sim, bem chato.
      Obrigado pelo comentário! Que bom que gostou!

      Excluir
  2. muita boa análise e excelente post, achei q só eu usa-se essa estratégia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ish, Felipe, acho que estraguei sua estratégia então. :S
      Hahahahahha

      Excluir
  3. Raaapaz! que tategia mais pesada! Acho que são poucos players que sabem sair de uma situação como essa... Ótima analise! Você ta se tornando o rei das estratégias troll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é pesado!
      O Aaron recomenda ter alguém com Lum Berry no time sempre que der. Não só pra isso, logicamente, mas para um safe switch é bem útil. Nunca usei um pokemon com Lum Berry e sinto essa necessidade às vezes.

      O post da semana que vem terá outra estratégia menos troll, porém tão chata e bem mais comum!

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir