quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Guia Básico de Speed Control - Parte 1

Eae galera?! Hoje, eu começarei uma sequência de posts sobre um dos aspectos mais importantes em VGC: Speed Control. Primeiramente, gostaria de dizer que será longo por alguns motivos: são muitas coisas pra falar,  quero dar vários detalhes e será dividido em partes. Não sei quantas partes terá ao total e, por ficar muito tempo nesse mesmo assunto, tentarei postar mais de uma vez por semana, se a faculdade deixar. Sem mais delongas, vamos ao post propriamente dito.  

Speed Control é uma das partes mais importantes de VGC. Conseguir atacar primeiro nocauteando o pokemon adversário antes que ele mesmo toque em você é vital, e ter um suporte de SC é altamente aconselhável (mas não necessário) em todos os times nesse metagame. Não me alongarei muito na introdução, mas é importante dizer que há três formas de controlar a velocidade no jogo: aumentar a velocidade do seu pokémon, diminuir a velocidade do pokémon adversário ou o fazer uso do golpe Trick Room. Hoje, explicarei um dos métodos usados para diminuir a velocidade do pokémon adversário: paralysis .

"Kangaskhan is paralyzed! It can't move!"

Entre todas as formas de diminuir a speed do seu adversário, talvez paralizá-lo seja a mais comum e, com certeza, uma das mais eficientes. Quando um pokémon está paralizado, a speed dele cai para 25% do valor original e ainda há 25% de chance de que o pokémon "perderá" o turno e ficará imóvel, sem poder usar nenhum golpe. Paralysis é uma das mais comuns condições de jogo e é causada de diversas maneiras, e citarei as mais comuns. Uma vantagem desse método é que paralysis é uma condição relativamente permanente, ou seja, durará por toda a batalha. Porém, há também desvantagens, como o fato de, por exemplo, não conseguir mais colocar outras condições de status, como burn, sleep ou freeze.


Esse é um dos golpes mais conhecidos do jogo. Com 100% de accuracy e 100% de chance de paralisar, é uma das melhores e mais comuns formas de speed control do metagame. Quando em conjunto com abilities como Prankster, são fatais. Não é a toa que Thundurus é (nesse momento) o 4º pokemon mais utilizado na Battle Spot. 
Os usuários mais comuns são os usuários de Prankster: Thundurus (87.4%), Klefki (63%), Meowstic (49,9%) e Liepard (19.6%), mas você também pode encontrar certos Zapdos (6.3%) e também as variações do Rotom, que tendem a ter ou Will-O-Wisp ou Thunder Wave.


Glare é um golpe com mesmas precisões do TWave, porém uma gama muito menor de pokemons aprende. A única vantagem é que, por ser um Normal-type move, ele pode paralisar Ground-type pokémon, como Landorus e Garchomp. O pokémon mais comum com esse golpe é o Serperior (47.1%), mas se caso você encontre um Druddigon pela frente, terá 68.2% de chance de ele ter esse golpe. Arbok, Seviper e Heliolisk também aprendem esse golpe, porém é raríssimo vê-los.


Nuzzle é uma opção que tem perfeitas precisões e de quebra, uma base power de 20 pra dar um danozinho que pode ser útil em quebrar Focus Sash e atrapalhar o EV spread do seu oponente. Outra vantagem, é que Nuzzle não é afetado por Taunt. Os únicos pokémons que aprendem o golpe são Raichu (12.4%), Plusle, Minun, Pachirisu (eternizado pelo Se Jun Park), Emolga e Dedenne (94,1%). Pra decorar, os tipos elétricos fofinhos aprendem. :D


Tbolt é o golpe elétrico mais conhecido, com 90 de BP, tem 10% de chance de paralisar. É claro que ninguém vai usar esse golpe com intenção de controlar a velocidade, mas seu efeito secundário é fatalmente esquecido e, às vezes, pode ser a sua única "win condition". Se você encontrar um Thundurus, um Zapdos ou um Raichu, pode ter certeza que terão esse golpe.

Discharge é outro golpe elétrico, porém menos usado. Tem 80 de BP, porém com 30% de chance de paralisar. Apesar de atingir todos os dois adversários, também afeta o seu parceiro, o que é sua principal desvantagem. Porém, se combinado com pokémons do tipo Ground ou com abilities como Lightning Rod, Volt Absorb, Motor Drive e Telepathy, pode ser uma boa estratégia.

Thunder é um dos golpes elétricos mais fortes, com 110 de BP, porém com apenas 70% de precisão. É mais usado em times de rain, pois tem precisão perfeita na chuva, inclusive ignorando mudanças de evasion ou accuracy. Não se esqueça que ele tem 30% de chance de causar a temida paralisia.
Outras maneiras de infligir paralysis são através das abilities Effect Spore (Amoonguss - 11.4%), Static (Ampharos - 92.3%) ou até Synchronize.

Como lido com isso?

Okay, vamos para uma parte em que eu não sou bom. Algumas coisas podem ajudar a prevenir seu time de ficar paralisado. Safeguard é um excelente move que protege seus pokes por vários turnos e de todas as condições. Misty Terrain tem ação similar. Nos seus principais pokes, você pode usar uma Lum Berry, que é o item mais comum no Terrakion. Trocas pra pokémons tipo Ground ajudam na maioria dos casos (exceto por Glare e o raríssimo Ring Target), porém os do tipo elétrico não podem mais ser paralisados na geração VI. Além desses pokes, lembre-se que os que tem a ability Limber são imunes a paralysis (Loppuny antes da mega, por exemplo).

Bem, é isso. Eu sei, foi longo, mas achei necessário. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, comentem aqui. Ideias novas são bem-vindas, também.

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E, temos uma novidade, agora. Tentarei criar um quiz (difícil ou não) e quem acertar primeiro ganhará um pokémon relacionado ao post. O ganhador só será divulgado no próximo post e terá uma semana para resgatar seu pokémon. Caso o ganhador não resgate essa pequena lembrancinha no prazo, ele, infelizmente, perderá o pokémon. Caso outra pessoa indique uma outra resposta certa, diferente da do ganhador original, essa pessoa terá direito ao pokémon se o primeiro perder o prazo. Outras regras poderão ser criadas a qualquer momento, ficando a meu critério.

A pergunta de hoje é: Como você paralisaria o Thundurus em um turno?

E o prêmio é um Raichu com a ability Lightning Rod, e os moves Nuzzle, Encore, Thunderbolt e Protect e estará segurando uma Focus Sash. Você poderá escolher um apelido para ele também. :)

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GG povo, até a próxima.

Um comentário:

  1. Usaria Thunder Wave através de uma Delcatty normalize, hu3

    E não tenha medo de post grandes.

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