Eae
galera?! Hoje, eu começarei uma sequência de posts sobre um dos aspectos mais
importantes em VGC: Speed Control. Primeiramente, gostaria de dizer que será
longo por alguns motivos: são muitas coisas pra falar, quero dar vários detalhes e será dividido em
partes. Não sei quantas partes terá ao total e, por ficar muito tempo nesse
mesmo assunto, tentarei postar mais de uma vez por semana, se a faculdade
deixar. Sem mais delongas, vamos ao post propriamente dito.
Speed
Control é uma das partes mais importantes de VGC. Conseguir atacar primeiro
nocauteando o pokemon adversário antes que ele mesmo toque em você é vital, e ter
um suporte de SC é altamente aconselhável (mas não necessário) em todos os
times nesse metagame. Não me alongarei muito na introdução, mas é importante
dizer que há três formas de controlar a velocidade no jogo: aumentar a
velocidade do seu pokémon, diminuir a velocidade do pokémon adversário ou o fazer
uso do golpe Trick Room. Hoje, explicarei um dos métodos usados para diminuir a
velocidade do pokémon adversário: paralysis .
"Kangaskhan
is paralyzed! It can't move!"
Entre
todas as formas de diminuir a speed do seu adversário, talvez paralizá-lo seja
a mais comum e, com certeza, uma das mais eficientes. Quando um pokémon está
paralizado, a speed dele cai para 25% do valor original e ainda há 25% de
chance de que o pokémon "perderá" o turno e ficará imóvel, sem poder
usar nenhum golpe. Paralysis é uma das mais comuns condições de jogo e é
causada de diversas maneiras, e citarei as mais comuns. Uma vantagem desse método é que paralysis é uma condição relativamente permanente, ou seja, durará por toda a batalha. Porém, há também desvantagens, como o fato de, por exemplo, não conseguir mais colocar outras condições de status, como burn, sleep ou freeze.
Esse
é um dos golpes mais conhecidos do jogo. Com 100% de accuracy e 100% de chance
de paralisar, é uma das melhores e mais comuns formas de speed control do metagame.
Quando em conjunto com abilities como Prankster, são fatais. Não é a toa que
Thundurus é (nesse momento) o 4º pokemon mais utilizado na Battle Spot.
Os
usuários mais comuns são os usuários de Prankster: Thundurus (87.4%), Klefki
(63%), Meowstic (49,9%) e Liepard (19.6%), mas você também pode encontrar
certos Zapdos (6.3%) e também as variações do Rotom, que tendem a ter ou
Will-O-Wisp ou Thunder Wave.
-
Glare
Glare
é um golpe com mesmas precisões do TWave, porém uma gama muito menor de pokemons
aprende. A única vantagem é que, por ser um Normal-type move, ele pode
paralisar Ground-type pokémon, como Landorus e Garchomp. O pokémon mais comum
com esse golpe é o Serperior (47.1%), mas se caso você encontre um Druddigon
pela frente, terá 68.2% de chance de ele ter esse golpe. Arbok, Seviper e
Heliolisk também aprendem esse golpe, porém é raríssimo vê-los.
-
Nuzzle
Nuzzle
é uma opção que tem perfeitas precisões e de quebra, uma base power de 20 pra
dar um danozinho que pode ser útil em quebrar Focus Sash e atrapalhar o EV
spread do seu oponente. Outra vantagem, é que Nuzzle não é afetado por Taunt.
Os únicos pokémons que aprendem o golpe são Raichu (12.4%), Plusle, Minun,
Pachirisu (eternizado pelo Se Jun Park), Emolga e Dedenne (94,1%). Pra decorar,
os tipos elétricos fofinhos aprendem. :D
- Thunderbolt
/ Discharge / Thunder
Tbolt
é o golpe elétrico mais conhecido, com 90 de BP, tem 10% de chance de
paralisar. É claro que ninguém vai usar esse golpe com intenção de controlar a
velocidade, mas seu efeito secundário é fatalmente esquecido e, às vezes, pode
ser a sua única "win condition". Se você encontrar um Thundurus, um
Zapdos ou um Raichu, pode ter certeza que terão esse golpe.
Discharge é outro golpe elétrico, porém menos usado.
Tem 80 de BP, porém com 30% de chance de paralisar. Apesar de atingir todos os
dois adversários, também afeta o seu parceiro, o que é sua principal
desvantagem. Porém, se combinado com pokémons do tipo Ground ou com abilities como
Lightning Rod, Volt Absorb, Motor Drive e Telepathy, pode ser uma boa
estratégia.
Thunder é um dos golpes elétricos mais fortes, com 110
de BP, porém com apenas 70% de precisão. É mais usado em times de rain, pois tem
precisão perfeita na chuva, inclusive ignorando mudanças de evasion ou
accuracy. Não se esqueça que ele tem 30% de chance de causar a temida
paralisia.
Outras maneiras de infligir paralysis são através das
abilities Effect
Spore (Amoonguss - 11.4%), Static
(Ampharos - 92.3%) ou até Synchronize.
Como lido com isso?
Okay, vamos para uma parte em que eu não sou bom.
Algumas coisas podem ajudar a prevenir seu time de ficar paralisado. Safeguard
é um excelente move que protege seus pokes por vários turnos e de todas as
condições. Misty Terrain tem ação similar. Nos seus principais pokes, você pode
usar uma Lum Berry, que é o item mais comum no Terrakion. Trocas pra pokémons
tipo Ground ajudam na maioria dos casos (exceto por Glare e o raríssimo Ring
Target), porém os do tipo elétrico não podem mais ser paralisados na geração
VI. Além desses pokes, lembre-se que os que tem a ability Limber são imunes a
paralysis (Loppuny antes da mega, por exemplo).
Bem, é isso. Eu sei, foi longo, mas achei
necessário. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, comentem aqui. Ideias
novas são bem-vindas, também.
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E, temos uma novidade, agora. Tentarei criar um quiz
(difícil ou não) e quem acertar primeiro
ganhará um pokémon relacionado ao post. O ganhador só será divulgado no próximo
post e terá uma semana para resgatar seu pokémon. Caso o ganhador não resgate
essa pequena lembrancinha no prazo, ele, infelizmente, perderá o pokémon. Caso
outra pessoa indique uma outra resposta certa, diferente da do ganhador
original, essa pessoa terá direito ao pokémon se o primeiro perder o prazo. Outras regras poderão ser criadas a qualquer momento, ficando a meu critério.
A pergunta de hoje é: Como você paralisaria o
Thundurus em um turno?
E o prêmio é um Raichu com a ability Lightning Rod,
e os moves Nuzzle, Encore, Thunderbolt e Protect e estará segurando uma Focus
Sash. Você poderá escolher um apelido para ele também. :)
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tão repletos de bons vídeos.
GG povo, até a próxima.
Usaria Thunder Wave através de uma Delcatty normalize, hu3
ResponderExcluirE não tenha medo de post grandes.