quinta-feira, 23 de julho de 2015

VGC - Por que Double Battle

POST: VGC




Por que Double Battle?

Vamos responder esta pergunta, tentar desmistificar VGC e saber por que os brasileiros resistem tanto o formato de duplas.

Bem se estivéssemos em 2009 quando o VGC foi criado pela Play Pokémon! eu simplesmente diria por causa do fator novidade, visto que o double battle foi introduzido na 3° geração e dentro do game ainda era muito pouco utilizado. Mas hoje em dia a resposta para essa pergunta não é tão simples.

Para você que ainda não sabe VGC é o formato oficial de lutas pokémons e também é o formato mais popular entre os jogadores pelo mundo afora, menos aqui L, acho que isso talvez seja o maior motivo de nada oficial da Play Pokémon! seja realizado por aqui.

As regras são muito simples:

- Os jogadores terão times de 6 pokémons e poderão ver o time do oponente e então escolher 4 pokémons para a luta.
- Não pode haver dois pokémons com mesmo número da pokédex e não pode haver repetição de itens.
- Os combates serão no sistema de melhor de 3.

Chega de enrolar kkkkk e vamos a resposta: por que Double Battle?

A resposta é pela harmonia natural do combate. Sim, o combate de duplas tem uma harmonia muito grande, e vamos aos porquês.





















Imagem: Nintendo Blast


Essa imagem consegue traduzir bem, não importa o quão forte seja sua dupla de pokémons, com um pouco de estratégia eles podem ser pressas fáceis em VGC para pokémons que em um 1vs1 ele jamais perderia.

Esse equilíbrio existente no combate em duplas que motivou a Play Pokémon! a escolher esta forma de luta.

Desculpe Felipe, mas ainda não consigo ver esse tal equilibro? Vamos ser mais técnicos.

Imaginemos um Pachirisu, quais as chances ele teria na frente de um Garchomp? Nenhuma certo. Agora imaginemos o mesmo Pachirisu ao lado de um Salamence frente a frente ao nosso Garchomp e um Rotom (o de sua preferência), quais são as chances de nosso Pachirisu agora? As chances melhoram bastante né, aliás o nosso Pachirisu ali tem o poder de determinar quem vence a luta, coisa que se estivesse sozinho seria impossível.

Você pode substituir a vontade os parceiros de Garchomp e Pachirisu e a situação será a mesma, ambos terão a mesma chance de sair vitorioso.

O combate em duplas pode trazer milhares de situações diferentes a cada turno, existem inúmeros moves possíveis, estratégias, habilidades, trocas e itens que podem ser usados e o que torna totalmente imprevisível, e sair ou fazer acontecer alguma situação durante a luta faz parte do jogo. Esse talvez seja o maior fator determinante do equilíbrio existente em VGC.

Em VGC o ritmo é muito mais acelerado e frenético, existem 4 pokémons em campo e você precisa pensar com duas cabeças o que fazer num jogo equilibrado e que tudo pode acontecer, e por isso veteranos são surpreendidos por iniciantes que conseguem vencer. O Ray Rizzo tricampeão mundial de pokémon não passou do 56° lugar no PWC 2014.

Em VGC estratégias de switch e stall não tem vez, você perde um turno usando esses moves e pode receber até quatro ataques por turno (dano em área mais Mega Kangaskhan), e te garanto que o mais resistente dos pokémons não consegue resistir a tanto dano, logo não é viável receber tamanha carga de dano sem contra-atacar não é mesmo?

O fator Protect também é de suma importância pra lutas em duplas. Imagine seu adversário concentrou os dois pokémons atacando seu pokémon que usou a proteção, isso significa que seu outro pokémon tem turno livre para fazer o que quiser.

Mais Felipe você ainda não disse que o adversário pode colocar todos seus pokémons pra dormir e nem subir a evasão dele... Calma jovens. Realmente o seu adversário pode fazer isso, mas estamos falando em VGC, você tem dois pokémon pra atacar e ser atacado, você pode até tentar usar Spore, Sleep Powder e afins mas a chances de conseguir subir isso tranquilamente é muito difícil, mas você é livre pra tentar. Mas se estiver em Trick Room quem para o Amoonguss? Gale Wings, Safeguard, Fake Out + ataque, Overcoat, Taunt, Safety Googles, golpes de prioridade, enfim existem inúmeras maneiras de pará-lo.


Ufa, chega!!! É muita informação para um post só kkk, mas hoje vimos por que Play Pokémon! escolheu as Double Battle como formato oficial para as lutas pokémon, vimos que as lutas em duplas são naturalmente equilibradas e que uma boa estratégia sempre irá vencer a força, fazendo qualquer pokémon ser viável em VGC. Prometo retornar trazendo as informações sobre o PWC 2015 como funcionará as lutas e claro a coberta do mundial pela exibição oficial pelo twitch, mas isso fica para próxima oportunidade.

Deixe nos comentários suas opiniões e impressões.

Não se esqueçam de visitar nosso grupo no facebook sempre tem batalhas, trades e giveaways rolando por lá: Poké Soul League e Debates

No YouTube acompanhe os canais dos parceiros supeREFcTive! e WanderPlays BR que tão repletos de bons vídeos.



GG amigos e ótimo dia a todos.

3 comentários:

  1. Há de se considerar também, o fator tempo.
    As doubles são bem mais rápidas e um jogo geralmente não passa de 15min. Isso torna um campeonato bem mais dinâmico e muito menos monótono. Já pensou um campeonato oficial com jogos de mais de 100 turnos? Pesado.

    Eu acredito que o fator tempo também foi um fator importante.

    ResponderExcluir
  2. Há de se considerar também, o fator tempo.
    As doubles são bem mais rápidas e um jogo geralmente não passa de 15min. Isso torna um campeonato bem mais dinâmico e muito menos monótono. Já pensou um campeonato oficial com jogos de mais de 100 turnos? Pesado.

    Eu acredito que o fator tempo também foi um fator importante.

    ResponderExcluir
  3. Esse post tá polêmico jovem... Bem polêmico..
    Apesar de ter começado em Singles acho VGC um formato atraente, porém o problema é que você quase sempre esbarra nas mesmas coisas...
    Em Smogon tb tem isso, mas as tiers fazem com que uma diversidade maior exista!

    Grande Abraço Lipe!

    ResponderExcluir