sexta-feira, 20 de março de 2015

Montagem de uma equipe competitiva PARTE 1

Boa tarde galera da Soul, Reft falando!

Então, estive pensando num novo projeto pra trazer pra vocês em tempos periódicos. E percebi que muita gente sente dúvida em como montar um time, como escolher os parceiros de time pro seu bichinho predileto...Então toda sexta vou postar uma parte do tutorial de build competitiva.

Baseado nisso vou montar uma série de como montar um time competitivo para o metagame Single Smogon, e de como fazer a build(construção) de um time que possa produzir bons resultados!

                                                              Os fofos ai estão na tier NU!

Ps: Esse é o MEU modo de construir ou pensar num bom time, vocês podem pensar em outros modos, o ideal é que você se divirta ao criar suas equipes assim como eu me divirto!

A parte 1 desse tutorial consiste em analisar a Tier que você planeja jogar. Não pense que o metagame é igual em todos as tiers, porque não é.

Tiers são bases de usagem de pokémons dentro do competitivo. Alguns pokémons mudam de tier(Sobem ou descem) por seres ou muito fortes e centralizarem o jogo naquela tier ou por não estar sendo tão utilizado, e assim sendo "rebaixado".

Em NU existem os pokémons mais efetivos, em RU existem os melhores nessa tier, em UU existem os melhores por lá e em OU não é diferente.
Ai você me pergunta: "Mas Reft, o meu Suicune venceu uma partida quase que sozinho em OU, você tá me dizendo que ele não presta pra jogar em OU?" NÃO, eu não estou dizendo isso. Estou dizendo que você deve conhecer as ameaças principais de sua tier, e como conseguir neutralizar ou ao menos se prevenir de situações que venham a ser críticas dentro de uma partida.

Por exemplo, um dos pokémons mais vistos  na tier OU é Keldeo, e um pokémon que countera ele totalmente é Jellicent, que está na tier RU.

Ou seja, não é pela tier que se analisa um pokémon para encaixar dentro do seu time e sim pela necessidade que sua equipe tenha naquele momento.
Tendo explicado esses pontos, vamos continuar.

Primeira pergunta: Você conhece bem as ameaças e os possíveis adversários da tier escolhida?
Segunda pergunta: Se sim, você sabe como para-los ou como impedir que esses adversários façam seus papeis?

Conhecer os pokémons de cada tier é essencial, ajuda que você não seja pego de surpresa dentro de uma partida, e saiba como jogar contra cada ameaça.

Olhem as tiers atuais do metagame Single Smogon:
NU http://www.smogon.com/dex/xy/tags/nu
RU http://www.smogon.com/dex/xy/tags/ru
UU http://www.smogon.com/dex/xy/tags/uu
OU http://www.smogon.com/dex/xy/tags/ou

Existem mais duas tiers acima de OU, que são Ubers e AG. Mas vamos falar do metagame atual em OU.

Fiquem ligados! O tutorial tá só no começo, e vamos dar o feedback de como estão as análises e sobre onde vocês estão em dúvida!

Abraços galera, e até semana que vem

2 comentários:

  1. Muito maneiro o post, isso ajuda bastante as pessoas q estao começando a jogar pokemon competitivamente, parabéns continue assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Matheus, o objetivo é exatamente esse, ajudar todos nós jogadores a ter uma melhor visão de jogo!
      Abraços meu grande amigo!

      Excluir