segunda-feira, 28 de março de 2016

Smogon UU: Análise Nidoking


Fala, galera!
Tenho que pedir desculpas pelo atraso da análise, mas as festividades de Páscoa com a família não me deixaram postar antes. Bom, hoje decidi falar de um Pokémon que é um dos meus favoritos desde a geração 1. O mítico Nidoking! Ok, de mítico não tem nada, mas é capaz de destruir equipes com sua capacidade de Walllbreaker. Não é fácil de ser usado, pois é frágil, mas deve sempre ser temido na tier UU, até mesmo em OU, quando aparece.


Logo nas primeiras gerações, a vida não era fácil para Nidoking. Embora carrega-se um tipo interessante, não possuia STAB útil pelo lado venenoso. Possuia uma das maiores bibliotecas de movimentos ,mas não tinha base status para abusar da maioria deles e, por isso, sempre foi considerado medíocre. Com o passar dos anos, a Gamefreaks parece ter se apiedado dele, pois começou a investir em seu potencial. Depois que recebeu Sheer Force, como habilidade secreta, virou um ótimo atacante especial, um dos únicos do tipo terra, e hoje é uma escolha para equipes que gostam de Hyper Ofense.

Tipo: Poison / Ground.

Smogon Tier: Under Used.

Base status: 81 HP, 102 Attack, 77 Defense, 85 Sp. Attack, 75 Sp. Defenese, 85 Speed.

Habilidades:
- Poison Point: Se um adversário usar um movimento de contato contra o Nidoking, o adversário tem 30% de chances de ficar em status poison.

Habilidade medíocre. Além do Nidoking quase morrer sempre que leva dano, ela ainda pode se virar contra você se tiver o azar de envenenar um Pokémon com a Habilidade Guts ou Quick Feet por Exemplo.

- Rivalry: Aumenta Atk e SpAtk em 25% se enfrentar um adversário do mesmo gênero ou reduz Atk e SpAtk em 25% se enfrentar um adversário de gênero oposto. Sem efeito se enfrentar um adversário sem gênero definido.

Habilidade usável, mas muito instável. O alto risco acaba mais atrapalhando que ajudando em batalhas 6x6.

- Sheer Force (hidden): Golpes com efeito secundário aumentam sua força em 33% mas perdem o efeito secundário. Nega o recoil do item Life Orb se a habilidade for ativada.

Agora sim! Esta habilidade transforma Nidoking em um trator na tier UU, pois seu leque de movimentos com efeitos secundários é gigante.

UU Wallbreaker:
Item: Life Orb.
Ability: Sheer Force.
Nature: Modest, Timid ou Naive.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 Def (4 Atk se usar Naive).
Moves:
- Sludge Wave.
- Earth Power.
- Ice Beam.
- Stealth Rock / Superpower.

Set auto-explicativo. Sludge Wave e Earth Power ganham STAB e boost de Sheer Force. Ice Beam pega pokémons que resistem aos STABs como Crobat e Mega Aerodactil e também se beneficia da ability. O último move é de acordo com a prefência. Stealth Rock no momento certo consegue ganhar partidas e Superpower pega os únicos pokémons que sobreviveriam aos outros moves do Nidoking, como Blissey e Umbreon.
Use nature Naive se usar Superpower e Timid ou Modest se usar Stealth Rock.

OU Wallbreaker:
Item: Life Orb.
Ability: Sheer Force.
Nature: Timid ou Naive.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 Def (Timid) ou 240 SpAtk, 16 Atk, 252 Speed (Naive).
Moves:
- Sludge Wave.
- Earth Power.
- Ice Beam.
- Flamethrower / Sucker Punch.

Novamente, set auto-explicativo. Earth Power e Sludge Wave são STABs e Ice Beam acerta o que resiste a esses moves. No último slot, Flamethrower destroi Scizor, Ferrothorn e Skarmory e da tanto dano por causa da ability  que Fire Blast não é aconselhado. Ou da pra usar Sucker Punch para pegar alguns pokes de surpresa. 16 em Atk com nature Naive permite que Nidoking faça sempre 1HKO em Mega Alakazam depois de Stealth Rock.

Outras opções:
ë possível usar um set com Choice Scarf para pegar adversários na surpresa, mas exitem outros pokes que são melhores usuários do item e, sem Life Orb, o poder ofensivo do Nidoking não é muito alto.
Um set voltado para o lado físico pode parecer bom no papel, mas a falta de STABs terra que abusem de Sheer Force anula essa idéia
Um set mais Bulky, com Taunt e Toxic Spikes, é melhor executado por Nidoqueen, por isso Nidoking só é aconselhado de se usar como Full Ofense.
Se a sua equipe tem dificuldades com algum Pokémon em específico, você pode adaptar o moveset do Nidoking para vence-lo. Bons moves que ele possui são Rock Slide, Thunderbolt, Shadow Ball e Megahorn, 

Parceiros:
Para a tier OU, usuários de Volt Switch e U-Turn tem boa sinergia para trazer Nidoking em sofrer dano. Landorus-T, Tornadus-T, Rotom-W, Gliscor, M Manectric... a lista é grande.
Usuários de Hazzard são aconselhados pois aumentam a pressão que Nidoking causa na equipe adversária. Pokémons como Klefki e Ferrothorn são ótimos usuários de Spikes e ajudam Nidoking defensivamente, além de darem suporte com Thunder Wave. Clefable também é uma boa opção, embora não utilize Spikes.
Latias e Tank Garchomp fazem uma combinação interessante com Nidoking, ajudando com alguns counters ou removendo impecilhos no jogo.
Pokémons como M Loponny, M Manectric, M Alakazam, Bisharp e Weavile causam bastante pressão ofensiva junto de Nidoking, auxiliando a derrubar seus possíveis counters.
Usuários de priority também tem boa relação com Nidoking. Pokémons como Talonflame, Breloom e Azumarill chegam a dar medo num late game onde um Nidoking já abriu buracos no time adversário.

Na tier UU, Nidoking se da bem em qualquer equipe, pois possui poucos counters. Parceiros que utilizem Volt Switch ou U-Turn são apreciados, como Rotom-H, Mienshao e Gligar. Cresselia faz uma boa combinação com Nidoking pois gosta de ter possíveis Phazzers e Taunters, como Empoleon e Crobat, eliminados. Vaporeon e Umbreon conseguem cuidar de Bulky Waters que podem dar trabalho para Nidoking.
Atacantes físicos como Entei, Mienshao e Heracross amam destruir as muralhas especiais que aparecem para tentar barrar um Nidoking.

Contra-atacando Nidoking:
Como Nidoking é feito de papel, tudo que conseguir segurar seus hits podem vence-lo. Menção especial para atacantes rápidos e usuários de Choice Scarf que o derrotam em qualquer cenário, mas não podem entrar em segurança na frente dele.
Se você tiver na equipe um Pokémon que aguente o seu assalto, ele será forçado a sair de campo. Bons exemplos para UU são Blissey, Umbreon, Vaporeon, Quagsire, Gastrodon, Amoonguss, Porygon-2 e Goodra. Só tome cuidado com possíveis sets mixed para não ser pego de surpresa. Contra Nidoking, sempre jogue com segurança.
Na tier OU, é muito difícil de usar Nidoking em OU pela grande quantidade de Pokémns que abusem de golpes de prioridade. No lado defensivo, Pokémons como Chansey e M Venusaur o destroem. Slowbro pode fazer 1HKO com Scald, além de segurar tudo que o Nidoking jogue contra ele. M Sableye de Calm Mind sempre ganha, não importa o moveset do Nido. Por fim, usuários de Assault Vest dão risada das investidas dele.
Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.

domingo, 20 de março de 2016

Smogon OU: Análise Azumarill


Fala, galera!
Hoje resolvi falar de uma bola azul irritante que atormenta a tier OU e que é um dos meus Pokémons favoritos. O poderosos (e fofo) Azumarill!


Azumarill foi criado na gen 2 para competir com Raichu pelo posto de rato mais querido dos games. Nunca foi muito útil até a gen 4, quando ele ganhou ataques de água físicos e pulou da tier NU para UU. As coisas só melhoraram para ele quando, na gen 6, ganhou o poderoso tipo fada. Agora, é sinônimo de terror e medo na tier OU, local em que ele destroi sem dó ou piedade equipes que não se prepararam para enfrentá-lo.

Tipo: Água / Fada.

Smogon Tier: Over Used.

Base Status: HP 100, Attack 50, Defense 80, Sp. Attack 60, Sp. Defense 80, Speed 50.

Habilidades:

- Thick Fat: Reduz em 50% o dano de ataques do tipo fogo e gelo.

Uma boa habilidade, pena que Azumarill já é naturalmente resistente aos golpes de fogo e gelo.

- Huge Power: Dobra o dano causado pelos ataques físicos deste Pokémon.

Habilidade fantástica. Na prática, Azumarill possui a mesma base de ataque que um Zekrom.

- Sap Sipper (secreta): Sempre que o Pokémon for atingido por moves do tipo grass, o ataque grass é negado e o status Attack aumenta em 1 ponto.

Uma boa habilidade, mas Huge Power é muito melhor por causa de seu poder bruto gratuito.

Querida, vou espancar as crianças!
Item: Choice Band.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 172 HP; 252 Atk; 84 Speed.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.

Pokémon feito para destruir as defesas do oponente logo no início da partida. Com Huge Power, possui valor de Atk equivalente a um Pokémom com base 150. Aqua Jet é move de prioriade, enquanto Waterfall e Play Rough batem pesado pelo STAB. A escolha entre Knock Off ou Superpower é de acordo com a necessidade da equipe.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao máximo o boost de Huge Power e Choice Band. 84 em Speed é para ser mais rápido que Pokémons com base 60 de Speed, como Sylveon e Clefable defensivos. O resto vai para o HP.
Se quiser, é possível usar 92 em Speed e ultrapassar Support Tyranitar, ou usar 164 para ultrapassar pokes de base Speed 70, tais como Bulky Bisharp e Skarmory.

Belly Drum terror.
Item: Sitrus Berry.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 92 HP; 252 Atk; 164 Speed.
Moves:
- Belly Drum,
- Aqua Jet,
- Play Rough,
- Knock Off.

Depois de usar Belly Drum e maximizar seu Atk, Azumarill consegue vencer sozinho a grande maioria das equipes somente com Aqua Jet. Se não for o bastante, pode bater pesado com Play Rough. Knock Off, depois de Belly Drum, sempre faz 1HKO em Ferrothorn e Amoonguss, depois de aplicar Stealth Rock.
Este set é melhor ser usado no final do jogo, quando possíveis contra-atacantes já estão enfraquecidos.

Obeso? Sim, senhor!
Item: Assault Vest.
Ability: Huge Power.
Nature: Adamant.
EVs: 240 HP; 252 Atk; 16 SpDef.
Moves:
- Aqua Jet,
- Waterfall,
- Play Rough,
- Knock Off / Superpower.

Este Azumarill é um Tank Ofensivo. Pega muitos oponentes na surpresa por acharem que está usando Choice Band. Segue o mesmo padrão de jogo de Azumarill com CB, mas troca o power extra por maior resistência e capacidades de trocar ataques. Um ótimo Revenge Killer. Para o último move, é recomendado Knock Off, mas Superpower pode ser usado.
Use Nature Adamant com 252 em Atk para aproveitar ao máximo o boost de Huge Power. 240 em HP garante um resultado final de 401, não levando 4HKO de usuários de Night Shade ou Seismic Toss. 16 em SpDef atinge o número 200, garantindo 300 de SpDef depois de contar Assaul Vest.

Outras opções:
Facade pode ser considerado para Azumarill ainda ser útil se ele for queimado. Natural Gift pode causar uma surpresa desagradável para algum counter específico. Pode-se usar Salac Berry no set de Belly Drum, mas a perda de Bulky é notável. Custab Berry pode ser usado como um último recurso para derrubar algum adversário. Um set defensivo com Sap Sipper parece interessante no papel, mas a falta de poder o torna inviável.

Parceiros:
Azumarill consegue achar espaço em qualquer equipe, desde Hyper Ofenses até Stall Based. Bons parceiros são aqueles que conseguem aumentar a longevidade dele, com Wish e Heal Beal. Num lado defensivo, Ferrothorn, Chansei e Heatran são parceiros incríveis. No ofensivo, Pokémons dragão como Latios, Kyurem-B e Garchomp, ou elétricos como Magnezone, Mega Manectric e Thundorus são ótimas opções. Outros Pokémons que tem boa sinergia com Azumarill são Mega Gallade, Mega Pinsir, Mega Metagross. Mega Charizard X, Talonflame e Landorus,

Contra-atacando Azumarill:
Não existe um counter para este Pokémon, pois tudo o que para o set de Choice Band, cai para o set de Belly Drum ou de Assault Vest. A melhor opção é jogar com cautela até descobrir o set do adversário e sempre tentar queimar o Azumarill.
Pokes que conseguem parar um sweep de Azumarill são, normalmente, Bulky grass, como Amoonguss, Mega Venusaur e Ferrothorn, embora este último caia para Superpower. Clefable defensiva também consegue segurar o set de Belly Drum, mas perde para o set de Choice Band. Talonflame, embora fraco a Aqua Jet, pode fazer um Revenge Kill com Brave Bird. Ppokes metálicos também podem parar um sweep. Skarmory, Mega Scizor e Mega Metagross levam pouco ano de Aqua Jet e conseguem parar o set de Choice Band. Fortes atacantes que resistem ao seu movimento de prioridade, como Latios e Kyurem-B, podem acabar tranquilamente com a bola azul se ela já estiver danificada.

Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.

domingo, 13 de março de 2016

Smogon OU e PU: Análise Pidgeot


Fala, galera!
Estou trazendo a análise do Pokémon que ficou em terceiro colocado na votação de fevereiro. Um pássaro muito conhecido pelos veteranos, mas que nunca teve muitas chances de brilhar no metagame. Com vocês, Pidgeot!



Ah... Pidgeot! O Pokémon pombo da primeira geração! De todos os Pokémons voadores em forma final, sempre foi o que mais sofreu bullying pelos jogadores...  Sua vida nunca foi fácil, pois logo na primeira geração, sofria forte competição por Dodrio, monstrinho que possui valores de Attack e Speed melhores e, com o, passar das gerações, as coisas não melhoraram. É bem verdade que Pidgeot sempre foi usado no competitivo por pessoas saudosistas e que gostavam de imitar o time do Ash (anime, gen 1) ou do Blue (gen 1 e 2). Talvez seja por causa deste saudosismo que a Gamefreaks decidiu dar uma segunda chance para este "mon" e lhe deu de presente uma Mega Evolução, além de um pequeno boost em sua base Speed. Pode não ser as mil maravilhas que os fãs queriam, mas já é o suficiente para que Pidgeot seja usado na tier OU com eficiência.

Tipo: Normal / Voador.

Smogon Tier:
- Normal (PU)
- Mega (BL)

Base Status:
- Normal: 83 HP, 80 Attack, 75 Defense, 70 Sp. Attack, 70 Sp, Defense, 101 Speed.
- Mega: 83 HP, 80 Attack, 80 Defense, 135 Sp, Attack, 80 Sp, Defense, 121 Speed.

Habilidades:
- Keen Eye: Accuracy e Evasion são ignorados por este Pokémon.

Habilidade interessante, mas como o aumento de evasão já é banido na grande maioria dos formatos, a habilidade acaba sendo inútil.

- Tangled Feet: Aumenta a Evasion em 1 estágio enquanto o Pokémon estiver confuso.

Habilidade inútil. Além de movimentos de confusão serem muito raros, ninguém em sã consciência deixaria um Pidgeot confuso, pois ele cai até por Tackle de Caterpie...

- Big Pecks (secreta): O adversário não pode baixar a defesa deste Pokémon.

Outra habilidade inútil. O único modo de vermos a defesa de um Pokémon ser baixada no metagame atual é através de efeito secundários, como do ataque Crunch. Como Pidgeot é muito frágil, ele cai antes das defesas dele serem reduzidas...

- No Guard (Mega): Todos os ataques que partirem deste Pokémon, ou que forem direcionados a ele, nunca irão falhar.

Habilidade muito boa. Permite que Mega Pidgeot tenha um nicho próprio no metagame, pois agora pode abusar de Hurricanes que nunca falham.

Pombo assassino.
Item: Pidgeotite.
Ability: Big Pecks.
Nature: Timid.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 Def.
Moves:
- Hurricane.
- Heat Wave.
- U-turn.
- Roost / Hyper Beam.

Mega Pidgeot sofre forte competição de Tornadus-T, Pokémon que possui a mesma base Speed, tem mais Atk e SpAtk por causa de Life Orb, tem uma Ability melhor e não gasta o Mega Slot. O que permite que Mega Pidgeot seja tão viável quanto Tornadus é o fato do hax nunca fazer Hurricane falhar.
Muito poucos monstrinhos conseguem aguentar os Hurricanes de Mega Pidgeot, mesmo seus counters naturais não gostam do move pela alta chance de confusão. Heat Wave pega a grande maioria de pokes que sobrevivem a Hurricane, como Skarmory e Magnezone. U-turn da momento pro time, sempre uma boa opção quando se prevê uma troca por parte do adversário. No último slot, temos 2 opções: Roost recupera o Mega Pidgeot, ótimo contra equipes Balanced ou Stall mas, contra equipes focadas na ofensiva, Hyper Beam merece ser notado, pois Mega Pidgeot é um dos únicos bons usuários deste movimento. Hyper Beam consegue, por exemplo, fazer 1HKO em Rotom-W, um de seus counters naturais. Apenas lembre que o Mega Pidgeot estará morto depois de usar Hyper Beam, então escolha o momento certo para usar o ataque.

Eu como Stall no café-da-manhã
Item: Pidgeotite.
Ability: Keen Eye.
Nature: Timid.
EVs: 252 SpAtk, 252 Speed, 4 Def.
Moves:
- Hurricane.
- Roost.
- Refresh.
- Work Up.

Set pensado em destruir equipes Stall. Hurricane é seu único ataque, mas depois de alguns boost de Work Up, ele vai bater pesado até mesmo em pokes como Skarmory e Chansei. Roost recupera o HP e Refresh recupera Status, permitindo que mega Pidgeot consiga aumentar facilmente seu SpAtk na frente de Walls.
Depois de 3 Work Up, uma equipe Stall não consegue mais parar este Pokémon.

OBS: Pidgeot com Refresh é de um evento da geração 3, do jogo Pokémon XD: Gales of Darkness.

Isto é uma piada, certo?
Item: Leftovers.
Ability: Keen Eye.
Nature: Jolly.
EVs: 252 Atk, 252 Speed, 4 Def.
Moves:
- Brave Bird.
- Return.
- Defog.
- Roost / U-turn.

Brave Bird e Return tem STAB e Defog limpa o campo. Roost recupera o HP e U-turn da momento, pegue o que mais te agradar.
O problema de Pidgeot na tier PU, é que ele sofre demais nas mãos de outros voadores. Dodrio bate mais forte que Pidgeot e ainda sabe Knock Off. Swanna e peliper são Defoggers ofensivos muito melhores. Até mesmo Fearow, que é inviável até na tier PU, é melhor que Pidgeot, pois possui uma coverge de moves e um Atk melhor.

Outras opções:
Para o Mega, Defog pode ser considerado, mas Pidgeot não é o melhor usuário do move. Tailwind pode dar uma bela assistência para a equipe, permitindo alguns sweeps formidáveis. Para terminar, Hidden Power pode ser usado para vencer algum poke bem específico que de problema para a sua equipe.

Se o Pidgeot não for Mega, o melhor conselho que posso te dar é não usar Pidgeot.

Parceiros:
Pokëmons que removam Hazzards são essenciais. Latios, Latias, Starmie, Escadrill e Tentacruel são os mais usados. Dugtrio é quase que obrigatório pois forma um core fantástico com Mega Pidgeot de U-turn, vencendo fácil Heatran e Tyranitar. Celebi absorve ataques elétricos, venc pokes de pedra, seta Stealth Rock e ainda pode passar Nasty Plot ou Calm Mind por Batom Pass.
No set anti-stall, são necessários parceiros que vençam Hyper Ofenses, como Bisharp, Azumarill e Weavile pelo lado ofensivo e Garchomp e Hippowdon pelo lado defensivo.

Contra-atacando Pidgeot:
Mesmo com seu poder bruto, Mega Pidgeot tem dificuldades em vencer pokes que resistam a ataques voadores e de fogo, como Heatran, Diancie e Tyranitar. Entretanto, vale ressaltar que se o hax quiser, Mega Pidgeot leva qualquer Pokémon com seus Hurricanes. Rotom-W consegue parar Pidgeot, mas precisa ficar atento ao raro Hyper Beam.
Como Pidgeot, mesmo como Mega, não tem resistência defensiva, bons usuários de priority o derrotam fácil. Azumarill, Bisharp, Talonflame e Mamoswine são apenas exemplos.
Pokémons com Choice Scarf ou uma base alta de Speed também o vencem fácil, em especial Weavile que além de ser naturalmente mais rápido, pode prender e vencer Mega Pidgeot com Pursuit.
Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.

domingo, 6 de março de 2016

Smogon OU: Análise Diggersby


Fala, galera!
Estou trazendo a análise do Pokémon que ficou em segundo colocado na votação de fevereiro. Amado por alguns, odiado por outros, é muito brutal quando usado corretamente. Senhoras e senhores, hoje vamos falar sobre o Pokémon Diggersby!


Quem diria que o Pokémon rato de tipo normal da sexta geração conseguiria fazer aquilo que os roedores das outras gerações apenas sonham: Ser útil na tier OU!
Diggersby é a prova (junto de Azumarill) que se a Gamefreaks quer, consegue fazer qualquer "mon" ser útil no competitivo.

Tipo: Normal / Terra.

Smogon Tier: BorderLine (BL).

Base Status: 85 HP, 56 Attack, 77 Defense, 50 Sp. Attack, 77 Sp. Defense, 78 Speed.

Habilidades:
- Pickup: No final de cada batalha, o usuário possui 10% de chances de encontrar um item.

Habilidade inutil no competitivo. Nunca use ela.

- Cheek Pouch: Aumenta o HP quando consumir uma Berry.

Melhor que Pickup, mas também é inútil no mundo competitivo atual.

- Huge Power (secreta): O dano causado pelos ataques físicos deste Pokémon é multiplicado por 2.

Finalmente uma habilidade decente! Na prática, a base de ataque do Diggersby fica equivalente a Pokémons com base 160!

O mais poderoso Quick Attack
Item: Life Orb / Focus Sash.
Hability: Huge Power.
Nature: Adamant / Jolly.
EVs: 252 Atk, 252 Speed, 4 Def.
Moves:
- Quick Attack.
- Return.
- Earthquake.
- Sword Dance / Fire Punch.

Set mais conhecido de Diggersby, e tem seu motivo! Quick Attack bate com prioridade, compensado sua Speed horrorosa, e faz 2HKO na grande maioria dos Pokémons ofensivos da tier OU. Return e Earthquake tem STAB e batem MUITO pesado. Só para terem noção: Return consegue fazer 2HKO em Landorus-T defensivo, mesmo depois de Intimidate, se Stealth Rock estiver em campo! Como ultimo move, pode ser usado Sword Dance para aumentar ainda mais seu poder destrutivo, ou então Fire Punch, para vencer Skarmory, Scizor e Ferrothorn, monstrinhos que Diggersby normalmente não vence no 1x1.
A Nature aconselhada é Adamant para aumentar a força de Huge Power, mas Jolly permite vencer vários sweepers da tier, como Breloom, Jolly Bisharp, Adamant Dragonite, Timid Heatran, Adamant Mega Gyarados e Jolly Mega Tyranitar, além de conseguir vencer a maioria das variações de Mew.
Life Orb da um poder bruto para Diggersby e permite que ele troque os moves a vontade, mas Focus Sash é mais útil contra equipes ofensivas, além de permitir que ele seja um Lead formidável. Se usar Focus Sash, Sword Dance é obrigatório no moveset.

Surpresa! Revenge Killer!
Item: Choice Scarf.
Hability: Huge Power.
Nature: Adamant / Jolly.
EVs: 252 Atk, 252 Speed, 4 Def.
Moves:
- Return.
- Earthquake.
- U-turn.
- Knock Off / Wild Charge.

Return e Earthquake tem STAB e deverão ser usados alternados com U-turn para deixar seu adversário sempre na pressão do mind game. O Return com STAB é a principal razão de se usar Duggersby com Choice Scarf, ao invés de Landorus-T, pois o move permite kills que Landorus sonha em conseguir. Knock Off é para conseguir vencer Gengar, além de ser um bom move de suporte. Wild Charge permite vencer Skarmory, Pokémon bem comum da tier.
Normalmente, a Nature Jolly é mais aconselhada, pois permite vencer Mega Lopunny, Mega Manectric, Scarf Magnezone e Scarf Tyranitar.

Outras opções:
Mesmo tendo muitos sets possíveis, todos os outros são melhores executados por outros Pokémons.
Sets com Agility + 3 ataques ou Agility + Sword Dance são executados melhores por pokes com mais resistência, como Landorus-T.
Um Set com Substitute parece bom no papel, mas na prática ele não se beneficia muito com o movimento.
Talvez a opção que mais chame a atenção é usar Choice Band, mas essa função é feita melhor por Azumarill ou Scizor, que possuem um priority melhor, além de um tipo defensivo melhor.
Como menção honrosa, posso citar Ice Punch e Spikes.
Ice Punch pega apenas Gliscor e Landorus-T, mas eles já são derrotados por Return. Spikes permite que Diggersby faça mind games perigosos, mas ele não é um bom usuário do movimento pela sua falta de versatilidade e bulk.

Parceiros:
Magnezone é quase obrigatório para vencer Skarmory, o principal counter de Diggersby. Montar um core ofensivo de Magnezone e Mega Pinsir é brutal junto de Diggersby, e normalmente é a sua melhor opção de parceiros.
Pokémons que aguentam e contra-atacam usuários de priority também são fundamentais, pois o rato-gorila cai para Mach Punch, Aqua Jet e Ice Shard. Usuários destes moves também se beneficiam com Diggersby na equipe.
Suporte de Knock Off e Pursuit ajuda muito Diggersby, seja removendo seus counters, seja auxiliando seus parceiros. Outro suporte fenomenal é de Healing Wish através de Jirachi e Latias.

Se usar um set com U-turn, parceiros de VoltTurn são excelentes. Exemplos são Raikou, Rotom, Thundorus e Talonflame, assim como Mega Loppuny, Mega Metagross, Mega Heracross, Excadrill e Kyurem-B, pokes que amam o poder destrutivo de Diggersby.

Contra-atacando Diggersby:
Pokémons que resistam seus STABs são seus maiores counters.
Skarmory e Gengar sempre vencem Diggersby no 1x1 se não houver suporte de parceiros.
Mega Sableye não consegue contra-atacar diretamente, mas se ele queimar o rato antes de mega evoluir, é GG.
Pela sua fragilidade, bons usuários de priority, ou pokes muito rápidos vencem Diggersby tranquilamente. Apenas fique atento a um possível predict na hora das trocas.
Mesmo com seu poder bruto, ele ainda sofre para vencer algumas Walls do jogo. Como exemplo, cito Mew e Celebi que além de serem rápidos, conseguem usar Will-o-Wisp e Giga Drain. Diggersby sempre perde de Mega Slowbro, se ele não tiver usado Sword Dance. 
Essa foi a análise de hoje. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de deixar seu comentário, além de visitar o grupo do Facebook da Poké Soul League e curtir suas gives diárias de Pokémons, do grupo parceiro Golden City que administro e também de se inscrever no canal do YouTube Reft Squad, que possui ótimas batalhas analisadas para te ajudar a montar estratégias pro seu time.